A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

STF decide que imprensa pode ser punida por acusações falsas de entrevistados

O julgamento foi concluído em agosto, no plenário virtual, mas a tese ainda não havia sido definida.

29/11/2023 às 19:18

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu nesta quarta-feira, 29, que jornais, revistas e sites de notícias podem ser responsabilizados por declarações de seus entrevistados contra terceiros se houver “indícios concretos” de que a informação é falsa.

PUBLICIDADE

O julgamento foi concluído em agosto, no plenário virtual, mas a tese ainda não havia sido definida. Os ministros determinaram que os meios de comunicação podem ser penalizados na esfera cível, por danos morais e materiais, por exemplo, mas apenas se for comprovado que não verificaram as informações divulgadas.

A tese fixada foi a seguinte: “Na hipótese de publicação de entrevista em que o entrevistado imputa falsamente prática de crime a terceiro, a empresa jornalística somente poderá ser responsabilizada civilmente se: (i) à época da divulgação, havia indícios concretos da falsidade da imputação; e (ii) o veículo deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos e na divulgação da existência de tais indícios.”

O STF também reiterou que a censura prévia é proibida. Se ficar comprovado que os veículos divulgaram “informações injuriosas, difamantes, caluniosas ou mentirosas” o conteúdo poderá ser removido por ordem judicial.

“Os direitos à honra, intimidade, vida privada e à própria imagem formam a proteção constitucional à dignidade da pessoa humana, salvaguardando um espaço íntimo intransponível por intromissões ilícitas externas”, diz outro trecho da tese.

Os ministros debateram o assunto a partir de um processo movido pelo ex-deputado Ricardo Zarattini Filho, que já morreu, mas a decisão tem repercussão geral, ou seja, vale como diretriz para todas os juízes e tribunais do País em casos semelhantes.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Motociclista fica ferido após bater em ônibus na zona Sul de Manaus

Testemunhas afirmam que a vítima teria avançado o cruzamento; motociclista foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital 28 de Agosto.

há 2 minutos

Eleições 2026

Projeção indica como ficará a divisão do tempo de TV para candidatos ao Governo do Amazonas

Levantamento do Direto ao Ponto indica que um dos candidatos poderá concentrar mais de 42% do horário eleitoral gratuito no primeiro turno.

há 7 minutos

Eleições 2026

A 90 dias da eleição, direita rachada favorece Lula, que sofre pressão de tarifaço

Presidente aparece à frente nas intenções de voto, mas chega ao início da campanha sob pressão de investigações envolvendo aliados e da ameaça de novas tarifas dos Estados Unidos.

há 36 minutos

Eleições 2026

Eleições 2026: entram em vigor restrições para agentes públicos e governos

Medidas previstas na legislação eleitoral passam a valer neste sábado (4) e limitam publicidade oficial, inaugurações e atos administrativos durante o período eleitoral.

há 1 hora

Brasil

Gesto de Lula durante discurso sobre saúde repercute nas redes sociais; veja o vídeo

Presidente fez o gesto enquanto defendia que a população de baixa renda tenha acesso aos mesmos serviços de saúde oferecidos aos mais ricos.

há 2 horas