A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

STF decidirá se Silas Malafaia se tornará réu por declarações contra generais

Pastor é acusado de injúria, calúnia e difamação após falas em ato político na Avenida Paulista

Por Arquipo Goes

28/04/2026 às 08:19 - Atualizado em 29/04/2026 às 12:54

foto de silas malafaia durante ato político

Foto: Reprodução/YouTube/Silas Malafaia

Resumo

O STF julga se aceita denúncia contra Silas Malafaia por declarações feitas contra generais do Exército. A PGR aponta possíveis crimes contra a honra.

Notícias do Brasil – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta terça-feira (28) se o pastor Silas Malafaia se tornará réu por declarações feitas contra generais do Exército durante um ato político realizado em 2025, na Avenida Paulista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A análise ocorre após denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, que aponta a possível prática de crimes contra a honra.

Leia também: Moraes vota para tornar Silas Malafaia réu por ataques a generais do Exército

Entenda o caso

De acordo com a acusação, Malafaia teria se referido a generais de quatro estrelas como “cambada de frouxos”, “omissos” e “covardes” durante uma manifestação pública.

A denúncia foi formalizada a partir de representação do comandante do Exército, general Tomás Paiva.

Para a PGR, as declarações podem configurar:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

  • injúria
  • calúnia
  • difamação

O órgão também destaca que as falas foram amplamente divulgadas, o que pode agravar a situação.

Julgamento no STF

O caso será analisado pela Primeira Turma da Corte em sessão presencial, após o ministro Cristiano Zanin retirar o processo do plenário virtual.

O colegiado deve avaliar se há elementos suficientes para abrir ação penal contra o pastor.

Argumentos da defesa

Na manifestação enviada ao STF, a defesa de Malafaia afirma que não houve ofensas diretas, mas sim críticas genéricas.

Segundo os advogados, as declarações não teriam sido direcionadas a uma pessoa específica nem tiveram a intenção de atingir a honra de autoridades.

Outras investigações

Além deste caso, Malafaia também é alvo de apurações relacionadas a possíveis crimes como:

  • coação no curso do processo
  • obstrução de investigação
  • tentativa de interferência institucional

As investigações são desdobramentos de inquéritos que envolvem aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Extradição de Eduardo Bolsonaro gera tensão diplomática e pode colocar STF e governo Lula diante de novo revés internacional

Condenado pelo Supremo, ex-deputado vive nos Estados Unidos e eventual pedido de extradição pode enfrentar obstáculos jurídicos e políticos.

há 6 horas

Política

Comitê Anticorrupção cobra transparência e pede acesso a processo de cassação do vereador Rosinaldo Bual na Câmara de Manaus

Entidade quer acompanhar tramitação de representação apresentada após prisão do parlamentar em investigação sobre suposto esquema de rachadinha.

há 7 horas

Manaus

Guarda Municipal prende suspeito de tráfico e resgata gavião ferido em ações durante a madrugada em Manaus

Ações ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital e envolveram combate ao tráfico de drogas e proteção da fauna silvestre.

há 8 horas

Esporte

Brasil vence o Haiti por 3 a 0, tem dois gols anulados e encaminha classificação na Copa do Mundo

Seleção Brasileira controlou a partida do início ao fim, marcou três vezes e ainda teve dois gols anulados pela arbitragem.

há 8 horas

Manaus

Torcedores lotam Rua da Copa no Alvorada para acompanhar jogo da Seleção Brasileira em Manaus

Espaço tradicional da capital amazonense reuniu centenas de pessoas para acompanhar a partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo.

há 8 horas