Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

STF: julgamento pode condenar mais seis réus pela trama golpista

Sessão da Primeira Turma da Corte será presencial.

Por Marcia Jornalist

09/12/2025 às 06:14

(Foto: Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (8) o julgamento que pode condenar seis réus do núcleo 2 da trama golpista. A sessão está prevista para começar às 9h.

O julgamento será realizado de forma presencial pela Primeira Turma da Corte. Os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação penal, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia fazem parte do colegiado.

A ação penal envolve Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro; Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro; Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Mário Fernandes, general da reserva do Exército; Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça e Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça.

PUBLICIDADE

Os réus são acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Acusações

De acordo com a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o réu Filipe Martins atuou como um dos articuladores para elaboração da minuta do golpe, documento no qual Bolsonaro pretendia justificar a decretação de um estado de sítio na região do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou uma operação de Garantia da Lei e de Ordem (GLO) pelas Forças Armadas.

Para a procuradoria, o general Mario Fernandes foi o responsável pela elaboração do plano Punhal Verde Amarelo, no qual foi planejada a morte do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

O coronel do Exército Marcelo Câmara teria sido responsável pelo monitoramento ilegal da rotina de Moraes.

PUBLICIDADE

A acusação ainda apontou Silvinei Vasques como responsável pelas ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar a circulação de eleitores do Nordeste durante o segundo turno das eleições de 2022.

Conforme a acusação, os dados que basearam as operações foram produzidos a mando de Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira. Ambos trabalhavam no Ministério da Justiça.

Todos os acusados negaram envolvimento com a trama durante a tramitação da ação penal.

Outros núcleos

Até o momento, o STF já condenou 24 réus pela trama golpista. Os condenados fazem parte dos núcleos 1, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, 3 e 4.

O núcleo 5 é formado pelo réu Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo. Ele mora dos Estados Unidos, e não há previsão para o julgamento.

Fonte:Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Golpe contra idoso

Idoso perde celular e tem mais de R$ 14 mil desviados após criminosos fazerem empréstimos e transferências via Pix em Manaus

Polícia Civil investiga como suspeitos conseguiram acessar o aplicativo bancário da vítima e realizar movimentações financeiras sem autorização.

há 37 minutos

Acidente Fatal

Ciclista vítima de acidente de trânsito no Amazonas morre após passar dias lutando pela vida em hospital de Manaus

Adamichelson Soares da Silva sofreu traumatismo craniano grave ao ser atingido enquanto pedalava.

há 45 minutos

Caso do Ajuricaba

‘Agi por emoção’, diz professor de jiu-jítsu suspeito de agredir jovem autista em Manaus

Ângelo Carioca afirma que agiu para defender um cachorro que estaria sendo agredido e diz que vídeo divulgado nas redes sociais mostra apenas parte da confusão.

há 1 hora

Decisão do STF

Moraes busca deixar Flávio Bolsonaro inelegível, afirmam juristas após decisão sobre vídeo com IA

Ministro do STF determinou que a defesa de Jair Bolsonaro esclareça se autorizou o uso de sua imagem e voz em vídeo criado por inteligência artificial exibido em evento político.

há 2 horas

Violência contra adolescente

Professor de jiu-jítsu é acusado de agredir adolescente autista em Manaus; caso será denunciado ao MP

Imagens gravadas no Conjunto Ajuricaba, no bairro Alvorada, mostram agressões contra o adolescente e geraram forte repercussão nas redes sociais.

há 2 horas