Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

STF mantém ex-deputado Daniel Silveira na prisão após negar novo pedido de prisão domiciliar

Ministro Alexandre de Moraes rejeita recurso da defesa e mantém autorização apenas para saídas temporárias para tratamento pós-cirúrgico.

Por Hugo Guimarães

12/08/2025 às 12:20

Foto: divulgação

Notícias do Brasil – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (12) novo pedido da defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira para que ele cumpra prisão domiciliar humanitária. A defesa havia entrado com embargos de declaração questionando a decisão que autorizou apenas saídas temporárias para que Silveira realize tratamento médico fora da prisão.

PUBLICIDADE

A controvérsia gira em torno do fato de que a defesa solicitou prisão domiciliar, enquanto o ministro concedeu saídas temporárias de 30 dias para sessões de fisioterapia na Clínica Espaço Cuidar. Moraes argumentou que a decisão não apresenta vícios e que os embargos não são meio adequado para reabrir o debate sobre o mérito da questão.

Leia mais: Defesa de Daniel Silveira denuncia Moraes à OAB por ordem verbal de tornozeleira eletrônica

Desde 5 de agosto, Silveira está autorizado a deixar a Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé (RJ), onde cumpre pena em regime semiaberto, apenas para realizar o tratamento pós-operatório da cirurgia no joelho feita em 26 de julho. A unidade prisional informou não possuir estrutura adequada para os cuidados necessários, incluindo fisioterapia diária e acompanhamento especializado.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favoravelmente à concessão da prisão domiciliar ou, alternativamente, das saídas temporárias para o tratamento. Moraes optou pela segunda alternativa, amparado pela Lei de Execução Penal, que permite saídas temporárias para presos em regime semiaberto para tratamento médico não oferecido no sistema prisional.

Daniel Silveira foi condenado em abril de 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão por crimes contra o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo. Embora tenha recebido indulto presidencial em 2022, a decisão foi anulada pelo STF em 2023, que determinou sua prisão imediata. Desde então, a defesa protocolou dezenas de pedidos para concessão de prisão domiciliar, todos negados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Defesa Nacional

Brasil não teria como enfrentar ataque dos EUA, diz chefe da defesa: “Não tem dinheiro, abriria os portões”

Ministro da Defesa afirmou que o Brasil não teria capacidade militar para enfrentar os EUA e voltou a defender o aumento dos investimentos nas Forças Armadas.

há 10 minutos

Manaus

Correria e prejuízo: incêndio ameaça destruir centro comercial na zona Centro-sul de Manaus

Fumaça chamou a atenção de motoristas que passavam pela Avenida Tancredo Neves na manhã desta quarta-feira (5). Até o momento, não há informações sobre feridos.

há 16 minutos

Esporte em Chamas

Barraco: Neymar discute, xinga e tenta partir para cima de dirigentes do Remo

Confusão aconteceu nos bastidores do Mangueirão após a vitória do Santos; vídeo mostra o camisa 10 provocando adversários e revidando ofensas.

há 43 minutos

Serviços à População

Falta d’água em Manaus: Seduc suspende aulas da tarde em 16 escolas estaduais

Medida foi adotada por causa da interrupção programada no abastecimento de água nesta quarta-feira (5); retorno depende da normalização do serviço.

há 1 hora