Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

STF nega vínculo de trabalho entre motoristas e empresas de aplicativo

Ministro relator diz que Constituição admite outras formas de trabalho.

05/12/2023 às 19:47

Foto: Rafa Neddermeyer

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta terça-feira (5) que não existe relação de trabalho entre motoristas de aplicativo e as empresas que gerenciam as plataformas. A decisão se aplica a todas as plataformas.

PUBLICIDADE

O colegiado analisou uma decisão da Justiça do Trabalho de Minas Gerais que reconheceu vínculo de emprego entre um motorista e a plataforma Cabify.

No seu parecer, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, destacou que a Justiça Trabalhista tem repetidamente desconsiderado decisões anteriores do plenário do Supremo que estabelecem a ausência de relação empregatícia entre as empresas de aplicativos e os motoristas.

Para o ministro, a Constituição admite outras relações de trabalho. “Aquele que faz parte da Cabify, da Uber, do iFood, ele tem a liberdade de aceitar as corridas que quer. Ele tem a liberdade de fazer o seu horário e tem a liberdade de ter outros vínculos”, justificou.

O voto de Moraes foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lucia.

Apesar de não reconhecer o vínculo de emprego, Cármen Lúcia demonstrou preocupação com o futuro dos trabalhadores e a falta de regulamentação de direitos. “Nos preocupamos com esse modelo, o que não significa adotar o modelo da legislação trabalhista como se fosse uma forma de resolver. Não tenho dúvida de que, em 20 anos ou menos, teremos um gravíssimo problema social e previdenciário. As pessoas que ficam nesse sistema de ‘uberização’ não têm os direitos sociais garantidos na Constituição por ausência de serem suportados por uma legislação”, afirmou.

PUBLICIDADE

Durante o julgamento, o advogado Márcio Eurico Vitral Amaro, representante da Cabify, alegou que o modelo de trabalho da empresa não pode ser considerado como relação de emprego, nos moldes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Amaro ponderou que as mudanças tecnológicas também refletiram no mercado de trabalho.

“Aqueles conceitos clássicos da relação de emprego não se aplicam a essas novas formas de trabalho humano. Essas formas não cabem nos limitadíssimos marcos e limites da CLT”, afirmou.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Suspeito que aparece em imagens de tiroteio que matou policial é preso em Manaus; outro segue foragido

Homem foi localizado nesta sexta-feira (24) durante as buscas pelos envolvidos na morte do investigador Luciano Carvalho de Sena.

há 2 minutos

Brasil

Pastora diz que agrediu entregador após ser chamada de “rata do Bolsonaro”

Boletim de ocorrência traz versão da pré-candidata do PL, enquanto pessoas ligadas ao entregador apresentam relato diferente sobre a confusão.

há 20 minutos

Brasil

Bolsonaro cita Lula ao STF para pedir derrubada de restrições impostas por Moraes

Defesa do ex-presidente afirma que medidas determinadas por Moraes extrapolam os limites legais.

há 49 minutos

Política

Grupo liderado por Omar Aziz diz contar com apoio de 47 prefeitos no Amazonas

Movimento afirma ter ampliado sua base de apoio após novas filiações ao PSD e ao MDB.

há 50 minutos

Manaus

Caminhão tomba e motorista fica preso na cabine na Zona Norte de Manaus

Acidente aconteceu nesta sexta-feira (24), na Travessa Venezuela, no bairro Colônia Terra Nova.

há 52 minutos