A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

STF pode avançar para descriminalizar todas as drogas, diz Gilmar Mendes

Ministro afirma que Corte caminha para ampliar debate após decisão sobre porte de maconha e defende revisão da política de combate às drogas.

Por Arquipo Goes

01/04/2026 às 07:02 - Atualizado em 01/04/2026 às 07:27

Ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal durante sessão no STF

Foto: Antonio Augusto/STF

Resumo:

O ministro Gilmar Mendes afirmou que o STF está próximo de discutir a descriminalização de todas as drogas no Brasil. Declaração ocorre após decisão sobre maconha e indica possível mudança na política antidrogas.

 

Notícias do Brasil – O ministro Gilmar Mendes afirmou que o Supremo Tribunal Federal está próximo de discutir a descriminalização de todas as drogas no país. A declaração foi feita durante entrevista a um podcast e sinaliza um possível avanço no debate sobre a política de drogas no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia também: Gilmar Mendes mantém prisão de Vorcaro, mas critica decisão de Mendonça

Declaração aponta mudança de rumo no STF

Segundo Gilmar Mendes, a Corte já reúne elementos para ampliar o debate, inclusive com base em critérios discutidos internacionalmente.

A fala indica que o tema pode entrar na pauta do Supremo como continuidade das decisões recentes envolvendo o porte de entorpecentes.

Decisão sobre maconha abriu precedente

Em 2024, o STF decidiu que o porte de maconha para consumo pessoal não deve ser tratado como crime, embora continue sendo considerado ilegal sob caráter administrativo.

A Corte também fixou o limite de até 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes, mantendo o tráfico como crime.

Para o ministro, essa decisão representou apenas um primeiro passo dentro de uma mudança mais ampla.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ministro já defendeu extensão a outras drogas

Recentemente, Gilmar Mendes votou para absolver uma mulher flagrada com pequenas quantidades de maconha e cocaína, aplicando entendimento semelhante ao adotado no caso da cannabis.

Na ocasião, o magistrado também mencionou precedentes em que foi aplicado o princípio da insignificância, inclusive em situações relacionadas ao tráfico.

Nova política pode romper com modelo atual

De acordo com o ministro, o Supremo busca construir uma nova abordagem para o tema, com possível ruptura em relação à política de “guerra às drogas”.

A discussão pode envolver mudanças na forma como o Estado lida com usuários e pequenos portadores.

Relato pessoal sobre uso medicinal

Durante a entrevista, Gilmar Mendes também revelou já ter utilizado cannabis para aliviar dores, adquirida legalmente em Portugal.

Segundo ele, a experiência foi positiva e reforça a percepção sobre usos terapêuticos da substância em países europeus.

Debate ainda não tem data definida

Apesar das declarações, não há previsão oficial para que o tema seja julgado pelo STF. Qualquer mudança dependerá de análise colegiada dos ministros da Corte.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Homem é morto a facadas após discussão na zona Leste de Manaus

Vítima foi atacada com diversos golpes de faca após uma discussão.

há 40 minutos

Política

Salazar enfrenta desgaste digital e deixa ranking dos políticos mais influentes do Instagram

Na virada deste ano, o desempenho digital do vereador alcançou um dos seus pontos mais altos.

há 49 minutos

Eleições 2026

Após anos de embates, Coronel Menezes declara apoio à David Almeida: “Nosso futuro governador”

Mudança de postura marca nova aliança política dentro do Avante.

há 55 minutos

Brasil

Monique Medeiros deixa prisão após decisão da Justiça no caso Henry Borel

Mãe de Henry recebeu perdão judicial pelo crime de homicídio e teve pena por omissão considerada cumprida após período de prisão preventiva.

há 1 hora

Brasil

Sob pressão nas redes, oposição perde apoio de três senadores em PEC alternativa à escala 6×1

Texto da oposição no Senado enfrentou críticas após acusações de que abriria brecha para jornadas consecutivas de trabalho sem descanso.

há 1 hora