Agência Brasil

Agência Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

STF reabre trabalhos com defesa pública a Moraes após sanções dos EUA

A primeira reunião do semestre foi dedicada à manifestação pública da Corte em defesa do ministro Alexandre de Moraes.

01/08/2025 às 06:20 - Atualizado em 01/08/2025 às 11:10

Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

Notícias do Brasil – O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (1º) suas sessões plenárias após o recesso de julho, em um contexto marcado por tensão diplomática. A primeira reunião do semestre foi dedicada à manifestação pública da Corte em defesa do ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanções do governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump.

PUBLICIDADE

As medidas, baseadas na Lei Magnitsky — legislação norte-americana voltada à punição de violadores de direitos humanos —, incluem bloqueio de bens e contas nos EUA, proibição de entrada no país e restrições comerciais com empresas americanas. Contudo, especialistas avaliam que as sanções terão impacto limitado, já que Moraes não possui patrimônio nos Estados Unidos nem o hábito de viajar para o país.

Além do próprio Moraes, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o decano da Corte, Gilmar Mendes, devem se pronunciar formalmente em defesa do colega. Também há expectativa sobre eventuais falas dos ministros Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux, que até o momento não expressaram solidariedade pública.

Leia mais: Hugo Motta solicita ao STF que negue pedido de Nikolas Ferreira para instalação da CPI do INSS

A situação se agravou após a abertura, por parte de Moraes, de um inquérito contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado de colaborar com autoridades norte-americanas para promover represálias contra o STF e o governo brasileiro. O episódio teria motivado diretamente a revogação dos vistos de Moraes, seus familiares e aliados na Corte — medida anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em 18 de julho.

Apesar da ofensiva diplomática, membros do Supremo têm reforçado que continuarão a cumprir a Constituição brasileira de forma independente. Entidades da sociedade civil, como a Procuradoria-Geral da República (PGR), também reagiram com veemência às sanções, qualificando-as como “assombrosas”.

O cenário aprofunda o desgaste entre instituições brasileiras e o governo norte-americano, ao mesmo tempo em que alimenta a polarização política interna no Brasil, especialmente no período pós-eleitoral e com a volta do Judiciário à ativa.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Cetam abre 25,9 mil vagas em cursos gratuitos no Amazonas; veja como se inscrever

Oportunidades são destinadas a moradores do Amazonas e incluem capacitações nas áreas de tecnologia, gestão, idiomas e sustentabilidade. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet.

há 18 minutos

Brasil

Banco Master consultou escritório da família de Alexandre de Moraes sobre captação de fundos de previdência

Parecer jurídico concluiu que o banco estava apto a captar recursos de fundos previdenciários, mas alertou para riscos de corrupção, conflito de interesses e necessidade de reforço no compliance.

há 32 minutos

Polícia

Veja o que estava escrito no suposto bilhete do CV deixado ao lado de homem em ramal de Manaus

Mensagem atribuída ao Comando Vermelho (CV) foi encontrada ao lado do corpo localizado no Ramal da Suzuki, na Zona Leste da capital.

há 38 minutos

Educação

Inscrições para o Fies do 2º semestre de 2026 começam nesta terça-feira; veja quem pode participar

Programa do MEC oferece cerca de 44,9 mil vagas para financiamento estudantil em instituições privadas. Prazo de inscrição termina na sexta-feira (17).

há 1 hora

Polícia

Homem é encontrado morto com bilhete atribuído ao CV em ramal do Distrito em Manaus

Vítima foi localizada no Ramal da Suzuki, no Distrito Industrial II. Polícia deve investigar a autoria e a motivação do crime.

há 1 hora