Pesquisar por em AM POST

Brasil

Supremo retoma julgamento sobre 2ª instância nesta quarta-feira

A sessão começou na semana passada, com as manifestações dos advogados dos autores de ações sobre o tema.

  • Por AM POST

  • 23/10/2019 às 09:03

  • Leitura em 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) continua nesta quarta-feira (23), o julgamento para definir se as prisões devem ocorrer após condenação em segunda instância ou se devem ser executadas apenas após o trânsito em julgado. A sessão começou na semana passada, com as manifestações dos advogados dos autores de ações sobre o tema.

Para esta quarta, estão programadas manifestações de entidades, da Procuradoria Geral da República (PGR), da Advocacia Geral da União (AGU) e por fim o voto dos ministros. Como relator das ações, o ministro Marco Aurélio Mello será o primeiro a votar. A decisão será aprovada pelo posicionamento que obtiver a maioria dos votos e valerá para todas as instâncias do Poder Judiciário, além de ser vinculante, portanto, de cumprimento obrigatório.

PUBLICIDADE

A polêmica envolvendo a mudança no atual entendimento do STF, definido em 2016 e que prevê prisão após condenação em segunda instância, acontece por conta do benefício que a medida poderia ter para milhares de presos. Um deles, o ex-presidente Lula, condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).

Preso desde abril de 2018, Lula poderá ser solto caso o STF decida que uma pessoa só pode ser presa após serem esgotados todos os recursos.

Fonte: Pleno.News

PUBLICIDADE

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias