A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Tarcísio acusa PT de campanha de difamação e reage sobre atuação contra MP

Chefe do Executivo paulista afirmou que há meses vem sendo alvo de uma ampla campanha de desconstrução de imagem.

10/10/2025 às 04:00

Notícias do Brasil – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou um vídeo nas redes sociais acusando o PT de promover uma “ampla campanha de desconstrução de reputação” contra ele. Na gravação, o chefe do Executivo paulista afirmou que “beira o absurdo” o partido de Lula apontá-lo como responsável por articular contra a medida provisória que previa alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), derrubada ontem pela Câmara. Tarcísio disse ainda que o governo precisa parar de “inventar culpado” e que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “deve ter vergonha”.

PUBLICIDADE

“Há meses, a gente vem sendo alvo de uma ampla campanha de desconstrução de imagem, reputação, por parte do PT”, iniciou o governador, cotado para disputar a Presidência em 2026. “Agora, o PT quer me acusar de ter trabalhado para evitar que o governo cobre mais impostos da população. Estou trabalhando por São Paulo, para mudar a vida das pessoas, para fazer a diferença.”

Na quarta-feira, 8, Tarcísio negou ter ligado para deputados para pedir votos contra a MP. Poucas horas depois, porém, foi desmentido em plenário pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que agradeceu publicamente seu empenho na articulação contra a medida.

Lula e Tarcísio travaram uma disputa nos bastidores em torno da medida provisória, que poderia elevar a arrecadação do governo em cerca de R$ 17 bilhões em 2026, ano eleitoral. Deputados relataram ter recebido ligações tanto do presidente quanto do governador paulista.

No vídeo, um dos mais duros contra o partido de Lula até agora, Tarcísio acusou o PT de “jogar uns contra os outros” e disse que nem ele, nem a população, apoiariam a medida provisória. O governador também fez ataques ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seu adversário na eleição para o Palácio dos Bandeirantes em 2022.

“Vamos parar de inventar culpado. Tenha vergonha, Haddad. Respeite os brasileiros. Cortem gastos. Pensem que a gente precisa governar, a gente precisa sair do palanque”, declarou.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Mundo

Caminhão quebra no deserto do Saara e 49 pessoas morrem de sede

Tragédia ocorreu em uma das regiões mais hostis do Saara; sobreviventes caminharam mais de 50 quilômetros para pedir socorro.

há 22 minutos

Polícia

Foragido da Justiça é preso com drogas, armas e munições em flutuante no Amazonas

Suspeito utilizava estrutura flutuante para armazenar entorpecentes e foi autuado por tráfico, posse de arma de uso restrito e corrupção de menores.

há 23 minutos

Brasil

Ator José Patrik é encontrado morto em suíte de motel

Artista de 32 anos estava acompanhado de dois homens, que deixaram o local antes da descoberta do corpo.

há 32 minutos

Brasil

Desaparecimento de bebê completa dois meses e polícia analisa dados de celulares apreendidos

Polícia Civil segue analisando materiais apreendidos e realizando diligências para esclarecer o desaparecimento da criança ocorrido em março.

há 44 minutos

Brasil

Nos EUA, Janones afirma que FBI deve investigar Flávio Bolsonaro em caso ligado ao filme Dark Horse

Comitiva busca apoio internacional para investigar recursos ligados ao filme Dark Horse.

há 44 minutos