Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Tarcísio propôs ao STF que Bolsonaro deixasse o Brasil para negociar com Trump redução do tarifaço, diz jornal

O plano idealizado por aliados de Bolsonaro previa ainda a formação de uma comitiva política.

Por Natan AMPOST

11/07/2025 às 18:47 - Atualizado em 05/08/2025 às 10:42

Notícias do Brasil – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sugeriu a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse autorizado a deixar o Brasil para negociar pessoalmente com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, a redução da tarifa de 50% aplicada sobre produtos brasileiros. A proposta foi prontamente rejeitada pelos magistrados, que a classificaram como “fora de propósito” e até “esdrúxula”.

PUBLICIDADE

A informação foi revelada pela Folha de S. Paulo e provocou repercussão nos meios jurídico e político. De acordo com o jornal, Tarcísio defendeu que Bolsonaro, por sua proximidade com Trump, teria influência suficiente para obter do norte-americano um gesto de trégua comercial, o que beneficiaria diretamente setores econômicos paulistas. O gesto, segundo ele, também poderia ser interpretado como um sinal de boa vontade da Justiça brasileira.

No entanto, a proposta não foi levada adiante. Todos os ministros consultados rejeitaram a ideia de forma unânime, destacando que Bolsonaro está com o passaporte apreendido e é investigado no inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. Para os magistrados, há risco concreto de que o ex-presidente tente buscar asilo político com o apoio de Trump, o que complicaria eventual pedido de extradição.

Segundo apuração do jornal, o plano idealizado por aliados de Bolsonaro previa ainda a formação de uma comitiva política. Estariam presentes na viagem, além do ex-presidente, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos‑PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A missão diplomática teria como objetivo ampliar a interlocução com os EUA e, internamente, articular a aprovação de uma anistia ao ex-presidente em troca de ganhos comerciais.

A proposta foi vista como um movimento político arriscado e mal recebido no STF, que não cogita flexibilizar as restrições impostas a Bolsonaro no atual estágio das investigações.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Veja os últimos momentos de jovem morta em acidente de motocicleta no interior do Amazonas

Isabelle Mendonça, de 22 anos, morreu após perder o controle da motocicleta na rua Urucurituba. Horas antes, ela havia sido vista em uma adega da cidade.

há 20 minutos

Brasil

Técnica de enfermagem é presa após tentar sequestrar recém-nascida em maternidade

Funcionária foi flagrada por uma tia da bebê ao tentar deixar o hospital com a criança escondida dentro de uma bolsa. Caso ocorreu em Teresina, no Piauí.

há 41 minutos

Manaus

Prefeito Renato Junior testa positivo para Covid-19 em Manaus

Chefe do Executivo municipal apresentou sintomas gripais no fim de semana e seguirá recomendação médica de permanecer afastado por três dias.

há 49 minutos

Manaus

Acidente de moto deixa vítimas jogadas em avenida da Zona sul de Manaus

Colisão envolvendo motociclista e garupa ocorreu na manhã desta segunda-feira (13) em frente ao polo de uma faculdade particular; trânsito ficou lento na região.

há 59 minutos

Manaus

Novos radares entram em operação nesta segunda-feira em Manaus

Ao todo, 34 equipamentos passam a fiscalizar excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e circulação irregular de veículos pesados em diferentes avenidas da capital.

há 1 hora