Temer apoia Flávio Dino e defende STF contra sanções dos EUA
Ex-presidente classifica como “adequada” a decisão que invalida efeitos de leis estrangeiras no Brasil e reforça apoio a Alexandre de Moraes.

Foto: Reprodução
Notícias do Brasil – O ex-presidente Michel Temer (MDB) manifestou apoio à decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que leis e sanções impostas por outros países não têm validade automática no Brasil sem aprovação do Judiciário nacional. A medida, anunciada nesta segunda-feira (18), foi interpretada como resposta às sanções norte-americanas aplicadas ao ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky.
PUBLICIDADE
Durante evento promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Temer classificou a decisão de Dino como “muito adequada”, destacando que ela serve como um ato de defesa institucional tanto do Supremo quanto do próprio Moraes.
“O que o ministro Alexandre [de Moraes] fez não é mais do que cumprir o texto constitucional. Portanto, esses incidentes são mais de natureza política do que jurídica”, afirmou. “O ministro Flávio Dino tomou essa decisão muito adequada em defesa do Supremo Tribunal Federal, e em particular do ministro Alexandre de Moraes.”
Embora não tenha citado diretamente a Lei Magnitsky, Dino destacou em sua decisão que o Brasil tem enfrentado “diversas sanções e ameaças” e que a medida visa proteger a soberania nacional diante da “imposição de força de algumas nações sobre outras”.
Temer também reiterou apoio ao STF frente às sanções estrangeiras, enfatizando a necessidade de manter o respeito à Constituição brasileira e de preservar o diálogo diplomático com os Estados Unidos.
PUBLICIDADE
“O STF, por meio dos seus ministros, tem que agir como está agindo em defesa do ministro Alexandre de Moraes. Agora, o que é preciso conseguir muito rapidamente é um diálogo eficiente e efetivo para acabar com essas coisas que estão perturbando a relação entre Brasil e Estados Unidos”, declarou.
Questionado sobre as recentes declarações de Moraes ao The Washington Post — nas quais o ministro disse que não recuará diante das sanções — Temer voltou a destacar o comprometimento do magistrado com o ordenamento jurídico brasileiro.
“O que eu posso dizer dele é que ele é comprometido com o sistema constitucional brasileiro. Eu o conheço há muito tempo e sei da sua tentativa de preservar, com suas decisões, o texto constitucional”, concluiu.
A tensão diplomática gerada pelas sanções dos EUA reacendeu o debate sobre os limites da jurisdição estrangeira e o papel do STF na defesa da soberania brasileira.
Leia mais: Trump envia carta a Bolsonaro, critica STF e diz que taxação ao Brasil tem viés político
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





