Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Termina dia 29 prazo para empresas enviar relatórios salariais

Documento é obrigatório para empresas com até 100 funcionários.

19/02/2024 às 08:56

Empresas com 100 ou mais funcionários têm até o próximo dia 29 de fevereiro para preencher e enviar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios referente ao primeiro semestre de 2024. O documento, obrigatório, deve ser enviado por meio do Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

PUBLICIDADE

A cada semestre, as empresas devem atualizar os dados de salários e ocupações de homens e mulheres, conforme informado pelo eSocial. Além disso, o formulário requer a divulgação dos critérios utilizados nas remunerações, bem como a descrição das iniciativas voltadas para a contratação e promoção de mulheres.

Prevista pela Lei 14.611/2023 e regulamentada em novembro do ano passado, a prestação de contas integra a política pública de igualdade salarial. Após o envio dos formulários, o MTE poderá solicitar informações adicionais para verificação e fiscalização.

O descumprimento da lei acarreta uma multa administrativa de até 3% da folha de pagamento, podendo ser somada a outras sanções, como o pagamento de indenizações por danos morais em casos de disparidades salariais entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções.

Adicionalmente, a empresa deve desenvolver um plano de ação para corrigir as irregularidades identificadas, com prazo de 90 dias para implementação.

Além da prestação de contas, a política pública exige medidas como a implementação de programas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, capacitação de gestores e funcionários sobre equidade de gênero, e incentivo à entrada, permanência e ascensão de mulheres no mercado de trabalho.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Justiça manda Virginia Fonseca remover publicidade de bets em até 48 horas

Decisão proíbe propagandas que prometam lucro garantido ou apresentem apostas como fonte de renda.

há 24 minutos

Manaus

Ministério Público investiga vazamento de gás estireno em fábrica do Polo Industrial de Manaus

Inquérito apura possíveis danos ambientais e riscos à saúde pública após ocorrência registrada na indústria no último dia 15 de julho.

há 27 minutos

Polícia

Homem em situação de rua é morto a tiros no bairro Betânia na Zona Sul de Manaus

Polícia investiga a autoria e a motivação do homicídio.

há 46 minutos

Brasil

Governo Lula adia reação ao tarifaço dos EUA e evita retaliação antes das eleições

Palácio do Planalto avalia que resposta imediata à tarifa de 25% imposta pelos Estados Unidos pode ampliar a polarização durante a campanha.

há 47 minutos

Amazonas

Garimpos “fantasmas” e ouro de R$ 18,4 bilhões: MPF aciona ANM para frear lavagem de ouro ilegal na Amazônia

Ação civil pública afirma que permissões de garimpo estariam sendo usadas para dar aparência legal ao ouro extraído ilegalmente em terras indígenas.

há 1 hora