Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Toffoli anula condenações da Lava Jato contra ex-doleiro Alberto Youssef

Ainda de acordo com o magistrado, o ex-juiz e os procuradores de Curitiba “desrespeitaram o devido processo legal.

Por Jonas Souza

15/07/2025 às 20:58 - Atualizado em 05/08/2025 às 11:24

Notícias do Brasil – O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta terça-feira (15/7) todos os atos da Operação Lava Jato relacionados ao ex-doleiro e delator Alberto Youssef. A decisão atinge diretamente determinações do então juiz Sergio Moro e aponta irregularidades graves na condução dos processos.

PUBLICIDADE

Leia mais: Prefeito de Borba gasta mais de R$ 4,5 milhões para manutenção de poços artesianos

Segundo Toffoli, houve uma atuação coordenada e ilegal entre Moro, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), que teria forçado delações e manipulado provas. “A questão está centrada exclusivamente na parcialidade do ex-juiz Moro e seus desdobramentos, em especial os reflexos nas sentenças condenatórias proferidas em desfavor de Alberto Youssef”, afirmou o ministro, ao justificar a nulidade das decisões.

Ainda de acordo com o magistrado, o ex-juiz e os procuradores de Curitiba “desrespeitaram o devido processo legal, agiram com parcialidade e fora de sua esfera de competência”, comprometendo os fundamentos do processo penal democrático. A decisão reforça que a nulidade dos atos não anula o acordo de colaboração premiada firmado por Youssef.

Toffoli também abordou a legalidade dos benefícios firmados no acordo, destacando que, se cumpridas as obrigações do delator, ele tem direito às sanções premiais pactuadas. O ministro salientou que a escuta ilegal de advogados e a exigência de renúncia ao direito de defesa como condição para colaboração são exemplos das ilegalidades cometidas.

Alberto Youssef foi um dos primeiros delatores da Operação Lava Jato. Ele ficou preso por três anos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba e foi acusado de operar um dos principais esquemas de propina ligados à Petrobras. Em 2017, obteve progressão para o regime aberto, com base no acordo firmado com o MPF.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Defesa de Carla Zambelli recorrerá ao Tribunal de Haia alegando perseguição política após decisão da Justiça italiana

Advogado da ex-deputada afirma que apresentará reclamação ao Tribunal Penal Internacional após Corte de Cassação da Itália.

há 3 minutos

Brasil

Saiba quem é Alfredo Gaspar escolhido para ser vice de Flávio Bolsonaro

Ex-promotor de Justiça e deputado federal por Alagoas, Alfredo Gaspar foi anunciado como candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro.

há 23 minutos

Tempo e Clima

Calor ganha força em Manaus e agosto marca início do período mais quente do ano

Com a chegada do verão amazônico, especialistas alertam para temperaturas mais elevadas e reforçam cuidados para evitar problemas de saúde.

há 39 minutos

Brasil

Marcola deixa campanha de Lula após revelação de repasses de lobista investigada na fraude do INSS

Ex-chefe de gabinete do presidente deixou a equipe da campanha à reeleição após admitir que recebeu valores de empresária investigada pela Polícia Federal.

há 42 minutos

Manaus

‘Nossa casa ficou vazia’: família faz apelo para encontrar cadelinha desaparecida em Manaus

Lily sumiu nas proximidades do conjunto Vila Real, na Zona Norte da capital. Tutores pedem ajuda da população para localizar o animal.

há 56 minutos