Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Transparência Internacional rebate acusações de Gilmar Mendes

A entidade destacou que os ataques de Gilmar Mendes começaram em 2019 e têm caráter difamatório.

Por Jonas Souza

21/10/2025 às 18:34

Notícias do Brasil  – A Transparência Internacional Brasil manifestou “profunda preocupação e consternação” diante das declarações do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a sessão plenária de quarta-feira (15). Mendes afirmou que a organização teria atuado como “verdadeira cúmplice da força-tarefa da Lava Jato nos abusos perpetrados no modelo da Justiça criminal brasileira”.

PUBLICIDADE

Leia mais: Professora reage a notificação judicial de Braga para apagar vídeo e diz que está sendo censurada: “quer me calar”

Em nota publicada nesta segunda-feira (20), a Transparência Internacional refutou categoricamente as acusações, destacando que qualquer alegação sobre recebimento ou gestão de recursos de acordos de leniência no país já foi oficialmente desmentida, inclusive por autoridades brasileiras, como membros do Ministério Público Federal, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Tribunal de Contas da União.

“Todas as alegações foram feitas sem qualquer oportunidade de defesa, a partir de uma posição de poder institucional preponderante e em termos incompatíveis com o decoro judicial — especialmente quando se trata do decano da Corte constitucional de um país democrático”, afirma o comunicado.

A entidade destacou ainda que os ataques de Gilmar Mendes começaram em 2019 e têm caráter difamatório, disseminando desinformação sobre o trabalho da organização. Segundo a Transparência Internacional, a investigação criminal que a envolve permanece aberta no STF, mesmo após a PGR ter solicitado seu arquivamento em duas ocasiões, em outubro de 2024 e janeiro de 2025, citando falta de provas e de competência da Corte para conduzir o inquérito.

“A Transparência Internacional continuará firme em sua missão de combater a corrupção e defender o espaço cívico”, afirma a nota. A organização também reiterou confiança no Poder Judiciário brasileiro, destacando a atuação de magistrados éticos e comprometidos com a democracia e a proteção das liberdades fundamentais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Deolane Bezerra divulga carta escrita na prisão e diz que provará inocência

Influenciadora está presa preventivamente em investigação sobre suposto esquema de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

há 4 horas

Brasil

TRE-AM inicia treinamento de mesários para as Eleições 2026 nesta segunda-feira (3)

Capacitações começam pelo Centro de Convenções Vasco Vasques e seguem até setembro.

há 4 horas

Brasil

Receita Federal libera terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (31)

Consulta pode ser feita pelo site e aplicativo da Receita Federal.

há 5 horas

Brasil

RN: 11 presos fogem de presídio após abrir túnel por vaso sanitário

Detentos escaparam por um túnel escavado sob a cela e escalaram o muro da unidade prisional.

há 5 horas

Eleições 2026

Chico Preto ganha força para ser vice de Maria do Carmo após mudanças nos bastidores do PL-AM

Ex-deputado estadual passou a figurar entre os principais cotados para compor a chapa ao Governo do Amazonas.

há 5 horas