A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

TRE antecipa julgamento que pode pôr fim ao mandado de Sérgio Moro

A sessão, prevista inicialmente para 19 de fevereiro, foi transferida para a próxima quinta-feira, 8, em formato presencial.

31/01/2024 às 21:00

Foto: Wallace Martins

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu antecipar o julgamento das ações que podem levar à cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União). A sessão, prevista inicialmente para 19 de fevereiro, após o carnaval, foi transferida para a próxima quinta-feira, 8, em formato presencial. A informação foi confirmada pelo próprio TRE.

PUBLICIDADE

Os processos foram incluídos na agenda, com prioridade, a pedido do desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, relator do caso, que solicitou a marcação na “primeira data possível”.

A nova data foi definida nesta quarta-feira, 31, pelo desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do TRE, em um de seus últimos atos antes de deixar o cargo amanhã.

As ações que pedem a cassação de Moro são movidas pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), do presidente Lula. Se for condenado, o ex-juiz da Operação Lava Jato perde o mandato e pode ficar inelegível.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) defende a cassação por abuso de poder econômico nas eleições de 2022, argumentando que os gastos na pré-campanha ultrapassaram o limite razoável. Inicialmente, Moro pretendia concorrer à presidência. Segundo o MP, essa mudança de estratégia desequilibrou a disputa ao Senado, depois que Moro decidiu mudar a estratégia e concorrer a senador.

Em depoimento à Justiça Eleitoral, Moro negou que sua pré-candidatura presidencial tenha beneficiado sua campanha ao Senado e que o movimento tenha sido premeditado. “Eu já era sobejamente conhecido no Paraná ou no Brasil inteiro sem uma pré-candidatura presidencial”, afirmou na ocasião, referindo-se à Lava Jato que, em seus primeiros anos de existência, o colocou na condição de “herói” do combate à corrupção.

PUBLICIDADE

O senador também está na mira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Como mostrou o Estadão, ao mandar investigar o ex-juiz, o ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional do CNJ, começa a pavimentar o caminho para uma possível cassação do mandato, com base no mesmo precedente que deixou Deltan Dallagnol inelegível.

O Conselho Nacional de Justiça vai investigar se Sergio Moro usou a magistratura com fins político-partidários e se cometeu irregularidades na gestão das multas dos acordos de delação e leniência homologados na Lava Jato.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Eleições 2026

Faltam 20 dias para o início das convenções partidárias das Eleições 2026; veja o calendário

Partidos terão entre 20 de julho e 5 de agosto para oficializar candidatos aos governos, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

há 17 minutos

Manaus

Feiras da ADS em Manaus: confira os locais e horários para comprar produtos regionais nesta semana

Programação da ADS acontece em diferentes bairros de Manaus e na zona rural, com frutas, verduras, peixes e produtos da agricultura familiar.

há 18 minutos

Amazonas

Projeto de implantação de nova refinaria é aprovado pela Suframa e pode baratear preço dos combustíveis no Amazonas

Vice-governador afirma que novo projeto industrial pode ajudar a diminuir o preço dos combustíveis no estado.

há 38 minutos

Polícia

Menino que morreu após cair de apartamento tinha alto grau de autismo e quase não se comunicava, diz delegado em Manaus

Delegado afirma que menino de 11 anos tinha alto grau de autismo, praticamente não verbalizava e que, até o momento, não há indícios de negligência da família.

há 42 minutos

Esporte

Lucas Paquetá tem lesão confirmada e desfalca o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo

Meia sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda durante a vitória sobre o Japão e iniciou tratamento com o departamento médico da Seleção Brasileira.

há 45 minutos