Pesquisar por em AM POST

Brasil

Tremor de terra assusta moradores de Roraima após terremoto atingir a Venezuela

Apesar do susto, não foram registradas ocorrências de feridos ou danos materiais.

  • Por AM POST

  • 24/06/2024 às 06:46

  • Atualizado em 24/06/2024 às 09:03

  • Leitura em dois minutos

Tremor de terra assusta moradores de Roraima após terremoto atingir a Venezuela

Tremor de terra assusta moradores de Roraima após terremoto atingir a Venezuela-Foto: USGS/Reprodução

Na noite de sábado (6), moradores de Boa Vista, Uiramutã e Pacaraima, em Roraima, sentiram um tremor de terra que gerou susto e preocupação. O evento ocorreu após um terremoto de magnitude 6 na escala Richter ser registrado na região de Puerto Escondido, na Venezuela, aproximadamente 450 km da capital, Caracas.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor em Roraima foi sentido por volta das 23h58, mesmo horário do terremoto na Venezuela. A Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (Funvisis) informou que o epicentro foi a 90,7 km de profundidade, na costa nordeste do país.

PUBLICIDADE

O Centro de Sismologia da USP registrou dois relatos de tremor em Boa Vista. Segundo o sismólogo Bruno Collaço, é raro que um evento dessa magnitude seja sentido a tal distância, mas o horário noturno pode ter contribuído para a percepção do tremor no Brasil. “Apesar do susto, a uma distância de mais de 700 km, o tremor não deve causar danos”, afirmou.

Nas redes sociais, moradores compartilharam suas experiências. Em Uiramutã, uma residente descreveu o tremor como “assustador”. Em Pacaraima, uma mulher relatou que “a cama tremeu duas vezes” e inicialmente pensou que fosse um rolo compressor no asfalto. Em Boa Vista, os bairros Caranã, São Vicente, Centro, União, Operário, Caçari e Cidade Satélite registraram relatos de tremor. Uma moradora do bairro Caçari descreveu a situação: “Moro no quinto andar, próximo a 00h05, tremeu tudo, cama, porta do guarda-roupa, água da piscina. Já aconteceu outras vezes, mas dessa vez demorou mais tempo tremendo. Dessa vez percebi que as pessoas já estão se acostumando, ninguém desceu para o térreo.”

Não há registros de danos em nenhum dos municípios de Roraima. Em janeiro deste ano, Pacaraima já havia registrado tremores após um terremoto, com relatos de rachaduras em paredes e balanço de móveis.

PUBLICIDADE

A ONG Red Geocientífica de Chile informou que não há registro de danos significativos nem alerta de tsunami. O tremor também foi sentido em Trindade e Tobago e Granada. Segundo a escala Richter, um tremor entre 6,1 e 6,9 pode ser destrutivo em áreas a cerca de 100 km do epicentro.

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

- Gretchen Stipp

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank