Trump diz que Lula pode ligar a qualquer momento para discutir tarifaço: “amo o povo do Brasil”
Presidente dos EUA foi questionado sobre tarifas impostas ao Brasil.
- Foto: Reprodução
Notícias do Brasil – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode entrar em contato com ele “a qualquer momento” para discutir a recente escalada comercial entre os dois países. A declaração foi feita durante uma entrevista a jornalistas no jardim da Casa Branca, onde Trump abordou as novas tarifas impostas a produtos brasileiros.
PUBLICIDADE
“Ele pode falar comigo quando quiser. Vamos ver o que acontece, eu amo o povo brasileiro”, afirmou Trump, em tom diplomático. No entanto, o presidente americano não poupou críticas à condução política do Brasil: “As pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada”.
A fala ocorre dias após o governo dos EUA anunciar a aplicação de tarifas de até 50% sobre diversos produtos brasileiros, medida que foi justificada como uma “emergência nacional” frente às ações “incomuns” e “extraordinárias” do Brasil no comércio exterior. A decisão gerou tensão entre os dois governos e movimentações diplomáticas nos bastidores.
Apesar do impacto inicial, cerca de 44,6% das exportações brasileiras ficaram isentas da nova taxação, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Produtos como aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro foram excluídos da sobretaxa de 50% e continuam submetidos à tarifa de 10%, vigente desde abril.
PUBLICIDADE
A nova ordem executiva assinada por Trump na quinta-feira (31) também impôs tarifas variando entre 10% e 41% a outros países, em uma revisão do pacote anterior anunciado em 2 de abril, data que ficou conhecida no governo americano como o “Dia da Libertação”. O presidente indicou ainda que há possibilidade de rever os percentuais, desde que acordos comerciais sejam fechados com os países afetados.
Trump reforçou que “tratativas estão avançando” e que não descarta recuar das tarifas caso o Brasil e outros parceiros apresentem contrapartidas satisfatórias. Por ora, o governo brasileiro ainda estuda uma resposta mais contundente ao pacote americano, enquanto Lula mantém silêncio público sobre a oferta de diálogo direto feita por Trump.
Especialistas avaliam que a abertura para conversas diretas com o presidente dos Estados Unidos pode ser uma oportunidade para conter prejuízos econômicos e reverter parte do impacto nas exportações nacionais.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






