A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Trump envia carta a Bolsonaro, critica STF e diz que taxação ao Brasil tem viés político

Na correspondência, Trump classificou como “terrível” o tratamento dado a Bolsonaro por parte do que chamou de “sistema injusto”.

Por Jonas Souza

18/08/2025 às 15:15

Notícias do Brasil  – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) condenando o processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O documento, assinado no fim de semana, foi publicado nesta segunda-feira (18) pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em suas redes sociais.

PUBLICIDADE

Leia mais: Dino decide que leis estrangeiras não têm validade no Brasil

Na correspondência, Trump classificou como “terrível” o tratamento dado a Bolsonaro por parte do que chamou de “sistema injusto” e afirmou que o julgamento marcado para o próximo dia 2 de setembro “deve terminar imediatamente”.

O ex-presidente norte-americano também relacionou a recente taxação imposta ao Brasil por seu governo à conjuntura política internacional, reforçando que as medidas têm viés político.

Apesar das condenações que deixaram Bolsonaro inelegível, Trump destacou que não se surpreende em vê-lo à frente nas pesquisas para as eleições presidenciais de 2026.

“Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país. Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques ao livre discurso — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo”, escreveu Trump.

A carta foi recebida com entusiasmo entre apoiadores de Bolsonaro, que enxergaram nas palavras de Trump um endosso político em meio ao processo no STF. O julgamento da Corte analisará a participação do ex-presidente na tentativa de golpe, apontada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como um dos maiores ataques à democracia brasileira desde a redemocratização.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Eliminação da Alemanha mantém Brasil como único pentacampeão mundial por mais um ciclo

Derrota dos alemães para o Paraguai nos pênaltis impede que a seleção europeia.

há 1 hora

Caiu na rede é post!

Comentário de Vini Jr. em foto de Virginia Fonseca anima fãs após vitória do Brasil na Copa

Atacante da Seleção Brasileira elogiou a influenciadora nas redes sociais após a vitória sobre o Japão.

há 1 hora

Brasil

PF pede mais tempo a Mendonça para analisar provas contra Lulinha em caso de INSS

Polícia Federal informou ao ministro André Mendonça que apenas parte do material apreendido foi periciada.

há 1 hora

Brasil

Ministro da Defesa viaja à Venezuela para reforçar apoio brasileiro após terremotos

José Múcio Monteiro cumpre agenda em Caracas nesta terça-feira (30) para tratar da cooperação humanitária entre Brasil e Venezuela.

há 2 horas

Mundo

María Corina Machado diz que governo fechou espaço aéreo para impedir seu retorno à Venezuela

Líder da oposição afirma que pretendia voltar ao país para apoiar vítimas dos terremotos, mas acusa governo de bloquear sua entrada.

há 3 horas