A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

TSE acata sugestão da CGU para aperfeiçoar código da urna eletrônica

O tribunal aceitou a sugestão para aprimorar a etapa de totalização de votos.

20/06/2024 às 18:00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um aperfeiçoamento na urna eletrônica sugerido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Nas inspeções já realizadas no TSE não se detectou qualquer risco à segurança das eleições nos equipamentos. O tribunal aceitou a sugestão para aprimorar a etapa de totalização de votos.

A mudança aconteceu após o código-fonte das urnas ser inspecionado por três desenvolvedores da área de tecnologia da informação da CGU durante a última semana.

PUBLICIDADE

A proposta de alteração partiu do desenvolvedor Everton Ramos, que já havia participado da inspeção em 2022, também pela CGU.

“Era uma camada extra de validação na etapa de totalização dos votos. Já havia muitas etapas de validação, mas percebemos que essa validação dos hashes (resumos digitais) dos arquivos dos dados utilizados na totalização reforçava aquela etapa”, explicou.

O procedimento era parte do Ciclo de Transparência – Eleições de 2024, que levou cerca de 35 horas de inspeção, entre dia 10 e a última sexta-feira. O objetivo é garantir a fiscalização, por parte de órgãos e entidades legitimados, do sistema eletrônico que assegura as eleições no País.

Os técnicos do TSE abriram uma urna eletrônica para que a equipe da CGU pudesse observar o hardware em detalhes e conhecer as peças internas do equipamento e o seu sistema. “Temos quatro processadores e nenhuma conexão online na urna”, disse Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE.

Além da controladoria, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Senado e o partido União Brasil já enviaram especialistas para testar e verificar as urnas para as eleições municipais deste ano. Não houve contestação por parte de nenhum dos verificadores.

PUBLICIDADE

Atualmente, o TSE tem 571.020 urnas aptas a serem utilizadas em sessões de votação por todo o Brasil.

Para as eleições deste ano, o TSE adquiriu 220 mil novas urnas. A quase totalidade delas já foi entregue aos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE).

De acordo com dados do tribunal, este ano se deu a segunda maior compra de urnas eletrônicas. O primeiro lugar foi em 2020, quando foram adquiridas 225 mil unidades.

Potente

O processador, em 2024, é mais potente. A estimativa é que isso torne o processamento de voto das urnas 18 vezes mais rápida do que em 2015, por exemplo. Os equipamentos têm prazo de durabilidade de 10 anos, ou seis eleições consecutivas.

Em 2021, uma licitação para a compra de novas urnas foi vencida pela Positivo Tecnologia. Uma equipe de servidores liderada pela Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (Cotel/TSE) acompanha o processo de montagem da urna. Quando aprovadas nos testes, as urnas recebem as tampas externas Depois disso, há ainda uma auditoria realizada por servidores do tribunal no local de fabricação.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Vídeo mostra jovens em briga generalizada em frente ao Terreirão da Mãe Zulmira, em Manaus

Confusão envolvendo dezenas de jovens foi registrada na área externa da quadra da Reino Unido da Liberdade logo após a transmissão da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia.

há 17 minutos

Festival de Parintins 2026

Isabelle Nogueira se transforma em Gavião Real e leva torcida do Garantido ao delírio no Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do boi vermelho protagonizou um dos momentos mais marcantes da primeira noite ao representar a força da mulher indígena e a ancestralidade amazônica.

há 2 horas

Parintins

Garantido encerra a primeira noite do Festival de Parintins com espetáculo sobre ancestralidade indígena

Boi vermelho e branco encerrou a primeira noite do Festival de Parintins com alegorias grandiosas, lendas amazônicas e homenagens às tradições indígenas.

há 2 horas

Polícia

Polícia Federal vistoria bancos em Parintins e reforça segurança para o Festival 2026

Fiscalização verificou sistemas de segurança das agências bancárias e não encontrou irregularidades durante a Operação Parintins 2026.

há 2 horas