Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TSE condena Cláudio Castro e ex-governador fica inelegível até 2030

Ex-governador do Rio disse que vai recorrer da decisão

Por Arquipo Goes

25/03/2026 às 06:42 - Atualizado em 25/03/2026 às 09:39

claudio castro ex governador do rio de janeiro em registro da agencia brasil

FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Resumo:

O TSE condenou o ex-governador do Rio, Cláudio Castro, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Por 5 votos a 2, ele foi declarado inelegível até 2030. Castro afirma que vai recorrer da decisão.

 

Notícias do Brasil – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou, por 5 votos a 2, o ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por abuso de poder político e econômico durante a campanha à reeleição em 2022, tornando-o inelegível até 2030.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia também: TSE forma maioria para tornar ex-governador Cláudio Castro inelegível por abuso de poder

Decisão e impacto político

Com a condenação, Castro fica impedido de disputar eleições pelos próximos oito anos, contados a partir do pleito de 2022. A decisão atinge diretamente seus planos políticos, já que ele havia anunciado pré-candidatura ao Senado após renunciar ao cargo.

A saída do governo ocorreu dentro do prazo legal de desincompatibilização, exigido para quem pretende concorrer a outro cargo eletivo.

PUBLICIDADE

Entenda as acusações

O julgamento analisou recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra decisão anterior do TRE-RJ, que havia absolvido Castro.

Segundo a acusação, houve uso irregular da máquina pública por meio da contratação de servidores temporários sem respaldo legal e da descentralização de recursos públicos.

De acordo com o processo, cerca de 27.665 contratações foram realizadas, com gastos que somam aproximadamente R$ 248 milhões, o que teria gerado vantagem eleitoral indevida.

Formação da maioria no TSE

A maioria dos ministros entendeu que as práticas configuraram abuso de poder. Votaram pela condenação Maria Isabel Galotti, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques, Estela Aranha e Cármen Lúcia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Durante o julgamento, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, classificou o caso como mais um episódio de “práticas gravíssimas” envolvendo agentes públicos.

Votos divergentes

Os ministros Nunes Marques e André Mendonça divergiram da maioria.

Para Nunes Marques, não houve comprovação de impacto eleitoral nas demais candidaturas. Já Mendonça afirmou que não ficou demonstrada participação direta de Castro nas irregularidades.

PUBLICIDADE

Defesa e reação de Castro

A defesa sustentou que o então governador apenas regulamentou normas aprovadas pela Assembleia Legislativa, não podendo ser responsabilizado por eventuais irregularidades.

Após a decisão, Castro declarou que pretende recorrer. Em manifestação pública, afirmou ter atuado “dentro da legalidade” e disse que buscará reverter o resultado até a última instância.

Outros envolvidos no processo

Além de Castro, o TSE também declarou inelegíveis o ex-presidente da Ceperj, Gabriel Rodrigues Lopes, e o deputado estadual Rodrigo Bacellar.

No caso de Bacellar, o tribunal determinou a recontagem dos votos, o que pode resultar na perda do mandato. A medida ainda depende de análise de recursos.

Já o ex-vice-governador Thiago Pampolha foi condenado ao pagamento de multa.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Resultado das Loterias Caixa: confira os números da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania, +Milionária, Dia de Sorte e Super Sete

A Caixa Econômica Federal realizou nesta quarta-feira (22) os sorteios de sete modalidades das Loterias Caixa.

há 4 horas

Amazonas

Roberto Cidade reúne lideranças jovens e destaca propostas para juventude durante pré-campanha em Manaus

Encontro reuniu participantes da capital e do interior do Amazonas para discutir propostas voltadas à juventude e à construção do plano de governo do pré-candidato à reeleição.

há 4 horas

Brasil

Lancha da SEMED de Santarém naufraga com 13 pessoas; veja

Embarcação da Secretaria Municipal de Educação de Santarém afundou próximo à comunidade Ponta Grande.

há 5 horas

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade reforça compromisso com proteção de crianças e adolescentes durante seminário sobre os 36 anos do ECA em Manaus

Thaisa destacou ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da rede de proteção durante evento realizado na Assembleia Legislativa.

há 5 horas

Brasil

Trabalho escravo: idoso que dormia no meio de porcos e bois é resgatado em fazenda

Homem vivia isolado em propriedade localizada na Estação Ecológica Terra do Meio, em Altamira, sem acesso adequado à alimentação, água potável e moradia digna.

há 6 horas