Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TSE marca julgamento de caso que pode levar à cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro

Governador e presidente da Alerj são acusados de transformar funcionários do Ceperj em cabos eleitorais.

31/10/2025 às 02:00

Notícias do Brasil – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para a próxima terça-feira, 4, a análise duas ações que podem levar à cassação e à inelegibilidade do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). Os dois são acusados de irregularidades na contratação de funcionários do Ceperj para atuar como cabos eleitorais e sempre negaram as acusações.

PUBLICIDADE

O caso chegou ao TSE após o MP Eleitoral recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que absolveu a dupla. O caso é relatado pela ministra Isabel Gallotti, que liberou o processo para julgamento na reta final de seu mandato na Corte Eleitoral, que vai até 21 de novembro.

Para a Procuradoria-Geral Eleitoral, Cláudio Castro cometeu abuso de poder político e econômico e deveria ser cassado. Se ele deixar a função, assumiria em seu lugar o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ricardo Couto de Castro.

O desembargador já terá que assumir a função em abril se Cláudio Castro deixar a função para se candidatar a outro cargo. O governador não pode mais disputar a reeleição. Bacellar, por sua vez, pretende concorrer ao governo estadual.

Leia também: Musa do crime “Penélope Charmosa” tem o rosto esfacelado com tiro de fuzil em confronto com a polícia

Castro está envolto nos últimos dias na polêmica da operação das polícias fluminense contra integrantes do Comando Vermelho, que se tornou a mais letal da história. Até a noite desta quarta-feira, o Estado confirmava 121 mortos. A Defensoria Pública fala em 132.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Vazamento de estireno em Manaus: saiba quais são os efeitos do gás no organismo

Especialistas explicam que a substância pode provocar irritação, tontura e náusea, principalmente em pessoas expostas a altas concentrações.

há 47 segundos

Brasil

Michelle Bolsonaro sinaliza a aliados que disputará o Senado pelo Distrito Federal em 2026

Ex-primeira-dama mantém plano de concorrer ao Senado pelo DF mesmo após deixar o comando do PL Mulher.

há 3 minutos

Brasil

PL pede ao TSE regras mais rígidas para pesquisas eleitorais após contestar levantamento da AtlasIntel

Partido quer ampliar a fiscalização e endurecer as exigências para registro e divulgação de pesquisas eleitorais.

há 29 minutos

Manaus

Prefeito Renato Junior determina instalação de Gabinete de Crise para monitorar vazamento de gás estireno em Manaus

Em publicação nas redes sociais, gestor informou que acompanha a ocorrência em tempo real e anunciou medidas para coordenar a resposta ao incidente no Distrito Industrial.

há 30 minutos