Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TSE quer criar selo para premiar institutos de pesquisa que mais acertarem resultados das eleições

Proposta anunciada pelo presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, prevê reconhecer os institutos com maior precisão nas pesquisas eleitorais.

Por Jonas Souza

15/07/2026 às 15:16 - Atualizado em 15/07/2026 às 16:09

  • O presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, propôs criar um “selo de acurácia eleitoral” para reconhecer institutos de pesquisa que tenham maior precisão ao prever os resultados das eleições.
  • A medida está em elaboração: o TSE deve definir critérios técnicos para a premiação com base na aderência das estimativas aos resultados oficiais, após receber sugestões dos institutos.
  • Uma reunião com 16 institutos (como Datafolha, Quaest e Ipsos-Ipec) discutiu a proposta, e alguns já demonstraram preocupação por envolver métodos estatísticos/probabilísticos e fatores como margem de erro e mudanças no comportamento do eleitor.
  • A iniciativa ocorre em meio a debates recentes sobre divulgação de pesquisas no TSE e pode aumentar o escrutínio sobre metodologias, com impacto também em disputas estaduais.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias do Brasil – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, anunciou a intenção de criar um selo de acurácia eleitoral para reconhecer os institutos de pesquisa que apresentarem maior precisão na previsão dos resultados das eleições. A proposta foi apresentada durante uma reunião com representantes de 16 institutos de pesquisa e busca incentivar o aprimoramento das metodologias utilizadas nos levantamentos eleitorais.

Segundo o ministro, as pesquisas exercem papel relevante no processo democrático e influenciam o debate público ao longo das campanhas.

PUBLICIDADE

Leia mais: Bolsonaro tem até esta quarta para explicar ao STF suposto descumprimento de medidas cautelares

Como funcionará a proposta do TSE

O projeto ainda está em fase de elaboração. A minuta apresentada aos institutos prevê a criação de um reconhecimento oficial para as empresas cujas estimativas apresentarem maior aderência aos resultados oficiais das urnas após cada eleição.

Antes da definição das regras, o TSE abriu prazo para que os institutos encaminhem sugestões.

As contribuições poderão ser enviadas até sexta-feira (17) e servirão de base para estabelecer os critérios técnicos da futura premiação.

Quais institutos participaram da reunião

O encontro reuniu representantes de 16 institutos que atuam com pesquisas eleitorais no Brasil:

PUBLICIDADE
  • Apex Partners;
  • AtlasIntel;
  • DataFolha;
  • Data Povo;
  • Data Tempo;
  • Direto ao Ponto;
  • Ipsos-Ipec;
  • Quaest;
  • MDA Pesquisa;
  • Ipespe;
  • Nexus;
  • Paraná Pesquisas;
  • Pesquisas Perfil;
  • PoderData;
  • Real Time Big Data;
  • Vox Brasil.

Por que a proposta foi apresentada agora

A iniciativa ocorre após a interrupção do julgamento no TSE que discute a decisão do próprio presidente da Corte de suspender a divulgação de uma pesquisa do Instituto AtlasIntel. Na ocasião, o levantamento indicava queda nas intenções de voto do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), após a divulgação de um áudio relacionado ao financiamento de um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O Partido Liberal questionou a metodologia utilizada pelo instituto, alegando que o questionário poderia induzir respostas negativas. Já a AtlasIntel afirmou que respeitou a decisão judicial e sustentou que sua pesquisa possui fundamentação técnica e metodológica.

O que disseram os institutos sobre a proposta

A proposta ainda está em discussão. Enquanto o TSE defende que o selo poderá estimular o aperfeiçoamento das pesquisas eleitorais e aumentar a confiança do público, parte dos institutos já manifestou preocupação com a iniciativa.

Representantes do setor afirmaram que pesquisas trabalham com métodos estatísticos e probabilísticos e argumentam que a precisão dos resultados não depende apenas de acertos finais, mas também de fatores como margem de erro, metodologia e mudanças no comportamento do eleitorado durante a campanha.

Quando a proposta poderá entrar em vigor

Ainda não há uma data definida. Após receber as sugestões dos institutos, o TSE deverá analisar as contribuições antes de estabelecer os critérios para a concessão do selo de acurácia eleitoral.

A expectativa é que a proposta avance após a conclusão desse processo de consulta pública junto às empresas do setor.

Experiência Regional

Pesquisas eleitorais têm grande influência também nas disputas estaduais, como no Amazonas, onde levantamentos divulgados ao longo da campanha costumam orientar estratégias de partidos, candidatos e analistas políticos. A eventual criação de um selo de precisão pelo TSE poderá aumentar o escrutínio sobre a metodologia dos institutos e ampliar o debate sobre transparência e confiabilidade dos levantamentos apresentados ao eleitorado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

“Aleam não será puxadinho do governo”, afirma Adjuto Afonso após ser eleito presidente da Assembleia

Novo presidente da Aleam diz que comandará a Casa com independência e garante que o foco será representar a população do Amazonas.

há 9 minutos

Manaus

Motociclista morre após acidente na Avenida Mário Ypiranga em Manaus

Paulo Cesar Batista Martins, de 28 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

há 20 minutos

Eleições 2026

Marcelo Ramos insiste em defender Lula e o PT mesmo após ter candidatura ao Senado barrada a pedido de Braga

Mesmo após afirmar que o PT retirou sua pré-candidatura ao Senado para atender a uma articulação política de Eduardo Braga.

há 26 minutos

Política

Deputado Adjuto Afonso é eleito novo presidente da Aleam

Deputado do União Brasil recebeu apoio da maioria dos parlamentares e comandará a Assembleia Legislativa do Amazonas até janeiro de 2027.

há 43 minutos

Amazonas

Verão amazônico e vazante aumenta risco de malária em Manaus e Semsa faz alerta

Prefeitura orienta moradores e visitantes a reforçarem os cuidados em balneários, igarapés e áreas rurais.

há 53 minutos