Van Hattem compara obstrução bolsonarista à campanha “Lula Livre” e acusa esquerda de hipocrisia
Deputado do Novo critica reações a protestos parlamentares em defesa de Bolsonaro e promete manter obstrução contra decisões do STF.

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Notícias do Brasil – O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) voltou a criticar, nesta quarta-feira (6), o que chamou de “hipocrisia escancarada” da esquerda em relação às ações de obstrução no Congresso Nacional. Em declaração pública, o parlamentar defendeu o bloqueio de votações promovido por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e comparou a iniciativa à mobilização feita por partidos de esquerda durante a campanha “Lula Livre”, nos anos em que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava preso.
PUBLICIDADE
“O que esperar da esquerda? Nada! A hipocrisia é escancarada. Liberdade de opinião, direitos fundamentais, só valem para eles e para manterem suas narrativas sujas”, escreveu o deputado nas redes sociais. Ele argumenta que o instrumento da obstrução parlamentar é legítimo e previsto no Regimento Interno da Câmara, e que já foi amplamente utilizado pela esquerda em diversas ocasiões.
De acordo com Van Hatten, os protestos atuais — que incluem pedidos de anulação de decisões do Supremo Tribunal Federal e da Polícia Federal contra Bolsonaro — têm base jurídica e política. Para ele, há uma tentativa de deslegitimar a oposição e silenciar vozes críticas ao Judiciário.
“A mesma esquerda que hoje critica uma obstrução importante e justificável, contra os abusos constantes do STF, é a que já se utilizou em mais de uma oportunidade desse instrumento”, declarou. “Não vão nos constranger: seguiremos em OBSTRUÇÃO TOTAL até a vitória!”
Ver essa foto no Instagram
O deputado também reforçou que a resistência é uma resposta aos avanços de investigações contra figuras do campo conservador, que ele considera perseguição política. A fala ocorre em um momento de tensão entre os Poderes, com deputados da oposição bloqueando votações em protesto às recentes decisões da Suprema Corte e da Polícia Federal envolvendo aliados do ex-presidente.
PUBLICIDADE
Van Hatten já havia alertado para o que considera “dois pesos e duas medidas” na avaliação de condutas parlamentares. “Quando a esquerda obstruiu votações e fez discursos inflamados, era liberdade de expressão. Agora, dizem que é golpe”, disse em pronunciamento anterior.
A postura do deputado representa a linha adotada por parte significativa da oposição, que promete manter a obstrução como estratégia até que sejam atendidas suas demandas políticas — incluindo mais transparência e limites à atuação do Judiciário.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





