- Foto: reprodução
Na manhã de quinta-feira (20), uma sucuri foi resgatada por bombeiros do Amapá após ser encontrada dentro do capô de um carro no bairro Comercial, em Santana (AP). O incidente, que atraiu a atenção da população local, aconteceu em uma área de mata próxima, e a cobra teria entrado no veículo através da roda, buscando abrigo.
De acordo com o sargento Fábio Santos Batista, do Corpo de Bombeiros Militar, a sucuri estava presa na caixa de roda do carro estacionado na avenida. O trabalho de resgatar o animal foi desafiador, já que, inicialmente, a cobra parecia estar presa em uma peça do motor do veículo, o que dificultou a remoção sem prejudicar o animal.
PUBLICIDADE
“A gente ficou observando e conseguiu achá-la dentro da roda, na caixa de roda do carro. Fizemos a primeira tentativa, mas não deu certo. Ela deve ter se prendido em alguma peça do motor, e se forçasse muito iria machucar o animal. Ficamos estudando a situação e conseguimos, depois de outras tentativas, puxá-la, e ela veio tranquilo”, explicou Batista.
A situação não é inédita para a população local, já que, segundo o capitão Anthony Duarte, a presença de animais peçonhentos nas áreas urbanas tende a aumentar durante o período chuvoso. “Os animais procuram um abrigo, então, inevitavelmente, eles irão procurar residências, depósitos, onde não tenha chuva. É por isso que nesse período agora, chuvoso, a gente acaba tendo um índice um pouquinho mais elevado de ocorrências envolvendo captura de cobras”, afirmou Duarte.
O resgate gerou comoção e alívio entre os moradores que testemunharam o ocorrido, já que a presença de serpentes, especialmente de grande porte como a sucuri, pode gerar receio entre a população. O Corpo de Bombeiros reforça a importância de manter a calma e acionar os profissionais em situações como essa, a fim de garantir a segurança tanto das pessoas quanto dos animais.
PUBLICIDADE
O resgate também serve como um alerta para os cuidados durante o período chuvoso, quando a movimentação dos animais é mais intensa. A orientação é que, em caso de avistamento de serpentes ou outros animais peçonhentos, as autoridades devem ser imediatamente acionadas para que o resgate seja feito de maneira segura e eficiente.
A sucuri foi retirada com sucesso e, após avaliação, será solta em uma área segura longe de zonas urbanas, onde poderá continuar seu ciclo natural sem representar risco para a população local. O trabalho de resgate realizado pelos bombeiros foi elogiado pelos moradores, que destacaram a competência e agilidade da equipe.