O desfile de 7 de Setembro, realizado em Brasília, mostrou um significativo desinteresse popular. Apesar de ser um evento tradicional e importante, as áreas da Praça dos Três Poderes reservadas para espectadores ficaram quase desertas. O público presente se concentrou apenas nas arquibancadas cobertas da Esplanada dos Ministérios.
PUBLICIDADE
O presidente Lula (PT) deu início ao desfile às 9h14 em seu carro aberto tradicional, o Rolls-Royce presidencial. A cerimônia teve a presença de várias autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin e os presidentes do Senado e do STF. No entanto, o evento foi marcado pela ausência de alguns ministros chave, como Fernando Haddad e Anielle Franco, além da primeira-dama Janja da Silva.
Os temas deste ano incluíram a presidência rotativa do Brasil no G20, a reconstrução do Rio Grande do Sul e a ampliação dos serviços de saúde, mas esses tópicos não conseguiram atrair uma multidão. O desfile contou com a participação de 30 atletas olímpicos e o mascote Zé Gotinha.
PUBLICIDADE
A baixa participação no desfile é vista como um reflexo da insatisfação popular com o governo, que enfrenta dificuldades em engajar a população em eventos oficiais.
Redação AM POST