Vídeo: Prefeito ameaça policial durante abordagem: “Eu vou mostrar quem manda”
O prefeito é investigado por ameaça, abuso de autoridade e corrupção passiva após confronto com PM.
- Foto: Reprodução
Notícias do Brasil – O prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl (MDB), passou a ser alvo de investigação após ameaçar um policial militar durante uma abordagem de trânsito no último domingo (2/3). Em vídeos que circulam nas redes sociais, o político aparece alterado, dizendo que “manda na cidade” e que é o “chefe” do militar. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do ocorrido, com indícios de ameaça, abuso de autoridade e concussão (corrupção passiva). Schiessl, por sua vez, afirmou que só se manifestará sobre o caso nesta quarta-feira (5/3).
PUBLICIDADE
O episódio teve início quando um policial abordou um motorista que dirigia sem cinto de segurança e com o licenciamento do veículo vencido. Ao comunicar que o carro seria guinchado, o policial foi interrompido pela chegada de Schiessl, que contestou a remoção. O policial manteve sua posição, explicando que estava cumprindo a legislação. Foi nesse momento que o prefeito alterou o tom da conversa e passou a ameaçar o PM.
“Eu vou lutar para te tirar daqui de Bela Vista”, disse Schiessl, batendo no peito e reforçando: “O prefeito aqui sou eu”. Ao se retirar, acrescentou: “Vou mostrar quem manda nesta cidade”. Em outro vídeo, já dentro de um carro, o prefeito voltou a confrontar o policial, dizendo: “Eu não vou bater boca com você porque eu sou prefeito e sou o teu chefe”.
Após a saída de Schiessl, o motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas, segundo a PM, apresentava sinais claros de embriaguez e foi conduzido à delegacia. O veículo foi guinchado e levado ao pátio do Departamento de Trânsito, conforme prevê a legislação.
Autoridade Apesar da afirmação do prefeito, prefeitos não possuem autoridade sobre policiais militares, que são subordinados ao governador do estado e atuam como servidores públicos estaduais. A transferência ou demissão de policiais militares deve seguir procedimentos internos da corporação. A Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc) e o 3º Batalhão da Polícia Militar emitiram notas públicas em apoio ao policial envolvido na ocorrência.
Veja o vídeo:
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






