Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Voto de Cármen Lúcia sela maioria no STF para condenar Bolsonaro e aliados

Mesmo restando apenas o voto do ministro Cristiano Zanin, o resultado já não pode mais ser revertido.

Por Natan AMPOST

11/09/2025 às 15:19 - Atualizado em 11/09/2025 às 15:20

O voto da ministra Cármen Lúcia nesta quinta-feira (11) formou maioria no julgamento que pode levar à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete aliados por participação em um plano de golpe contra o resultado das eleições presidenciais de 2022. Com sua manifestação, nesta quarta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou a tendência de responsabilizar politicamente e criminalmente os réus.

Mesmo restando apenas o voto do ministro Cristiano Zanin, o resultado já não pode mais ser revertido dentro da Primeira Turma. A decisão representa um marco histórico para a Corte e reforça a posição do STF contra atos considerados atentatórios ao Estado Democrático de Direito.

Leia também: Charlie Kirk, aliado de Trump, morre após ser baleado em universidade nos EUA; assista

PUBLICIDADE

Réus no processo

Além de Bolsonaro, a lista de réus condenados pelo entendimento da maioria inclui:

Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor da Abin;

Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

PUBLICIDADE

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;

Augusto Heleno, general da reserva e ex-ministro do GSI;

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;

Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;

PUBLICIDADE

Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa, da Casa Civil e candidato a vice-presidente em 2022.

Como ficou o placar

No caso de Bolsonaro, Ramagem, Garnier, Torres, Heleno e Paulo Sérgio, o placar está em 3 a 1 pela condenação, com divergência apenas do ministro Luiz Fux, que votou pela absolvição de todos os acusados.

Para Mauro Cid e Braga Netto, o resultado é ainda mais duro: 4 a 0 pela condenação por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, e 3 a 1 pelos demais crimes listados na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

PUBLICIDADE

O que pesa contra os réus

A denúncia da PGR sustenta que Bolsonaro e seus aliados tentaram organizar um movimento para anular a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. O plano teria envolvido uso político de instituições, discursos públicos para deslegitimar as urnas e mobilização de setores militares.

Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia entenderam que os elementos apresentados pela PGR comprovaram a atuação coordenada dos réus. Fux, isolado em sua divergência, alegou falta de provas diretas.

Próximos passos jurídicos

Com a maioria formada, a defesa dos condenados ainda poderá apresentar embargos de declaração, recurso que serve apenas para esclarecer pontos de uma decisão e dificilmente altera o mérito. A ida do processo ao plenário só seria possível se houvesse dois votos pela absolvição, o que não ocorreu.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso após ameaçar motociclista com pistola na Zona Sul de Manaus

Suspeito, que se apresentou como CAC, foi flagrado com arma, carregadores e munições após intimidar motociclista na Avenida Borba.

há 5 minutos

Brasil

Vídeo de Michelle e Bolsonaro de IA: o que marcou lançamento de Flávio à Presidência

Evento em São Paulo reuniu lideranças da direita, discursos contra o PT e marcou o lançamento oficial da campanha do senador à Presidência da República.

há 31 minutos

Brasil

Deputada aciona STF após vídeo de IA com imagem de Bolsonaro ser exibido em convenção do PL

Parlamentar pede que Alexandre de Moraes apure uso de inteligência artificial e eventual participação do ex-presidente na produção do material.

há 1 hora

Eleições 2026

Dra. Shádia detalha proposta para zerar filas do SISREG no Amazonas durante campanha

Candidata a vice-governadora na chapa de David Almeida afirma que plano prevê atendimento 24 horas com apoio da rede privada para reduzir a demanda reprimida.

há 2 horas

Brasil

Itamaraty convoca embaixador após Javier Milei chamar Lula de “presidiário” durante convenção do PL

Medida diplomática foi adotada após declarações do presidente argentino contra Lula e o ministro Alexandre de Moraes.

há 2 horas