A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

‘Vovô nazista’ é preso pela PF após vender suásticas na internet

O suspeito vendia bandeiras, distintivos, emblemas, revistas e até moedas estampadas com a cruz suástica.

Por Hugo Guimarães

15/04/2025 às 14:52

Notícias do Brasil Um homem de 70 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (15) pela Polícia Federal (PF) por comercializar objetos com símbolos nazistas pela internet. A prisão ocorreu durante a Operação Lembrança Ingrata, deflagrada na Zona Sul do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

O idoso, morador do bairro de Botafogo, vendia bandeiras, distintivos, emblemas, revistas e até moedas estampadas com a cruz suástica, símbolo associado ao regime nazista. A investigação começou após uma ONG denunciar a existência de um site onde o material era ofertado, supostamente com o objetivo de promover a ideologia extremista.

De acordo com a PF, os agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) realizaram uma análise detalhada de dados digitais e confirmaram que o suspeito mantinha a comercialização ativa e direcionada à divulgação do nazismo, o que configura crime previsto na legislação brasileira.

>> LEIA TAMBÉM: Fiel é morta durante culto após ser confundida com miliciana por traficantes do CV

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, autorizado pela 8ª Vara Criminal Federal do Rio, os policiais encontraram diversos itens com simbologia nazista na residência do suspeito. Diante das evidências, ele foi autuado em flagrante.

PUBLICIDADE

O idoso responderá pelo crime de apologia ao nazismo, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa. A Polícia Federal segue com as investigações para apurar se há outros envolvidos na rede de distribuição do material.

Por que o nazismo é crime no Brasil? Entenda o que diz a lei

A divulgação, apologia ou comercialização de símbolos, objetos e ideologias ligadas ao nazismo é considerada crime no Brasil. A prática é proibida por lei, pois o nazismo representa uma ideologia baseada no ódio, na intolerância, na discriminação racial e na violência extrema, responsável pela morte de milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo o genocídio de seis milhões de judeus no Holocausto.

A Lei nº 7.716/1989, conhecida como Lei Caó, é a principal norma que criminaliza atos de racismo no Brasil, incluindo a divulgação do nazismo. De acordo com o artigo 20 da lei, é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena prevista pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa.

Com as atualizações na legislação, a apologia a ideologias que pregam a superioridade racial, como o nazismo, passou a ser expressamente punida, inclusive com a criminalização da exibição de símbolos como a suástica, a comercialização de objetos nazistas, e a propagação de discursos ou materiais que promovam essa ideologia.

A Constituição Federal de 1988 também reforça esse entendimento. O artigo 5º, inciso XLII, afirma que “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível”, ou seja, não pode ser perdoada com fiança nem deixará de ser punida com o tempo. Como o nazismo é uma doutrina que promove o racismo de forma sistemática, sua defesa ou promoção se enquadra diretamente nesse dispositivo constitucional.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Seleção Brasileira

Neymar volta a ter contato com a bola, mas segue fora da estreia do Brasil na Copa

Camisa 10 participou de atividade recreativa em Nova Jersey e continua em recuperação de lesão na panturrilha direita

há 5 minutos

Amazonas

MP cobra explicações do Bradesco após denúncias de falta de dinheiro e caixas em Caapiranga

Moradores reclamam da escassez de cédulas para saque e da redução do atendimento na única agência bancária do município.

há 7 minutos

Política

Senador Omar Aziz cobra governo estadual, mas poupa aliados do governo Lula

Discurso do senador contra contingenciamento da UEA gera reação.

há 45 minutos

Política internacional

Hungria aprova corte de 40% nos salários dos deputados após mudança de governo

Medida proposta pelo primeiro-ministro Péter Magyar também reduz benefícios parlamentares e prevê economia de cerca de R$ 842 milhões em quatro anos.

há 52 minutos