Após a morte do ator, Joseph Lima dos Santos, 23 anos, durante uma gravação de O Sétimo Guardião no último dia 27, figurantes da Rede Globo revelaram o descaso da emissora com o ocorrido. A informação foi divulgada pelo site Notícias da TV.
PUBLICIDADE
Conforme relato de colegas, o jovem chegou a emissora pela manhã, suado e reclamando de dores no peito. Foi atendido no posto médico da TV, onde teriam lhe dado uma injeção para dor muscular. Depois, ele foi almoçar, mas continuou com dores.
Em comunicado a Rede Globo afirmou que o figurante recebeu os primeiros atendimentos e foi levado para o hospital, onde morreu.
“Ele passou mal sentado dentro do ônibus. Desmaiou, e ali ele morreu. Imediatamente a senhora Rede Globo tirou ele numa maca e levou para o hospital para dar o óbito lá. A Globo diz que ele morreu no hospital para tirar o corpo fora”, afirmou uma ator que não quis se identificar.
PUBLICIDADE
“Todo mundo cagou pra isso [a morte de Santos]. Não valemos nada. Se o figurante morrer num set, a gravação vai continuar. Eles continuaram a gravação como se não tivesse acontecido nada ou como se tivesse morrido um cachorro que você coloca no canto”, informou outro figurante.
Os figurantes trabalham terceirizados pelas agências, sem nenhum vínculo empregatício. São remunerados por diária, em geral, no valor de R$ 60. Dessa quantia, ainda são descontados 11% de impostos.
PUBLICIDADE
A sócia da produtora Luz e Cor, Célia Lima, responsável pela contratação do jovem, afirma que acompanhou a liberação do corpo e arcou com os custos funerários. Segundo o site ela preferiu não comentar se o óbito ocorreu dentro ou fora das dependências da emissora.