A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Caiu na rede é post!

Faustão entra na fila do SUS e pode ter de esperar até 18 meses por transplante de coração

Segundo o hospital, atualmente cerca de 40 mil pessoas aguardam pelo órgão no Brasil.

Por Hugo Guimarães

21/08/2023 às 08:21 - Atualizado em 21/08/2023 às 11:21

O apresentador de televisão Fausto Silva, conhecido como Faustão, pode passar por um transplante de coração. Segundo boletim médico divulgado no último domingo (20), pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, houve agravamento do quadro de insuficiência cardíaca e, por isso, a cirurgia passou a ser indicada pela equipe que o acompanha no tratamento desde 2020.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o boletim, Faustão está passando por diálise [filtração do sangue] e recebendo medicação para ajudar a dar força ao coração no bombeamento do sangue.

“Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”, detalha o comunicado. O apresentador tem 73 anos e está internado desde o último dia 5.

O apresentador pode ter de esperar de 12 a 18 meses por um coração. A fila é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O tempo de espera, o tipo sanguíneo e a gravidade do caso são os fatores levados em consideração para a definição de quem deve ser priorizado.

Outro fator importante é a localização, pois é necessário entender o tempo de duração do órgão fora do corpo. Dependendo do prazo, seria preciso um avião para o transporte até o destino.

PUBLICIDADE

Além da gravidade da doença, crianças têm prioridade, sejam elas doadoras ou receptoras do coração.

O próprio apresentador chegou a gravar um vídeo para falar sobre a espera pelo órgão.

https://twitter.com/choquei/status/1693433277967659119

“Estou ainda nesse tratamento, eles vão decidir que tipo de cirurgia pode fazer. Eu peço que quem goste de mim, reze por mim. Agora, eu tenho muita noção. Uma família maravilhosa, uma mulher extraordinária. E tudo isso quem decide é o chefe lá em cima”, destacou na ocasião.

*Com informações da Agencia Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Conheça os jurados que vão decidir o campeão do Festival de Parintins 2026

Especialistas das áreas de música, artes cênicas e cenografia avaliarão os bois Caprichoso e Garantido durante as três noites de apresentações no Bumbódromo.

há 4 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro cita Bia Kicis como possível vice nas eleições 2026

Senador do PL mencionou a deputada em vídeo nas redes sociais e pediu opinião dos apoiadores sobre eventual composição de chapa.

há 5 minutos

Brasil

Filme sobre Bolsonaro enfrenta dificuldade para chegar aos cinemas após recusa de distribuidora

Filme sobre a trajetória política de Jair Bolsonaro ainda busca espaço nos cinemas enquanto enfrenta questionamentos sobre financiamento.

há 17 minutos

Manaus

Ruas da Copa reúnem milhares de torcedores em Manaus para acompanhar Brasil x Escócia na Copa do Mundo 2026

Tradicional ponto de encontro da zona leste voltou a ficar lotado para mais uma partida da Seleção Brasileira.

há 39 minutos

Brasil

Gilmar Mendes garante prisão de Carla Zambelli em penitenciária do DF para reforçar pedido de extradição à Itália

Ministro do STF enviou garantias formais às autoridades italianas sobre local de cumprimento da pena e direitos da ex-deputada.

há 51 minutos