O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Caiu na rede é post!

Felipe Neto já foi condenado por divulgar fake news

Na ocasião a justiça condenou o influenciador a indenizar em R$ 8 mil o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Por Hugo Guimarães

04/08/2020 às 11:41

Usado atualmente como um exemplo de vítima de fake news por uma parte de veículos de imprensa e até pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o youtuber Felipe Neto já foi condenado por justamente disseminar conteúdo falso na internet, no que motivou até uma multa contra o influenciador.

Em junho, uma decisão tomada pela juíza Giselle Rocha Raposo, do 3° Juizado Especial Cível de Brasília, condenou o influenciador a indenizar em R$ 8 mil o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, em razão de acusações falsas feitas pelo youtuber contra o gestor, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019.

PUBLICIDADE

Entre as acusações divulgadas por Neto, estavam alegações de que Marcelo Silva teria ajudado invasores de terras indígenas, sido reprovado em prova da Polícia Federal (PF) por problemas psicológicos e também agredido o pai idoso “com um murro na cara”.

– Jair Bolsonaro odeia os indígenas e nunca escondeu isso, mas colocar um sujeito com problemas mentais e que já ajudou invasores de terras indígenas pra ser presidente da Funai vai além de todos os limites da perversidade humana. O cara é podre por dentro – escreveu Felipe em uma das acusações feitas pelo Twitter.

Para tentar se livrar das acusações, Felipe chegou a afirmar que apenas teria replicado conteúdo veiculado pela imprensa. Na ocasião, ele citou duas reportagens do jornal O Globo e uma da revista Época. A magistrada, porém, considerou que o youtuber foi além da replicação das informações.

PUBLICIDADE

– O requerido [Felipe], ao tecer seus comentários sobre o autor [Silva], não trouxe qualquer ressalva ou menção que os fatos ali citados estavam sob investigação, expondo partes de reportagens avulsas e descontextualizadas acerca das investigações dos supostos ilícitos cometidos pelo autor ultrapassando, assim, os limites do exercício da liberdade de expressão – relatou a juíza na decisão.

Ainda na decisão, a juíza reforçou que Felipe Neto foi além de uma simples opinião. De acordo com ela, Felipe Neto contribuiu para espalhar informação sem veracidade comprovada. Assim, desinformou e ofendeu o então recém-nomeado presidente da Funai.

PUBLICIDADE

– No caso, entendo que o requerido agiu com abuso de direito ao ultrapassar o amplo direito de expressão e lançar ponderações desnecessárias e descontextualizadas – completou.

Fonte: Pleno.News

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Mundo

Irã lança mísseis contra Tel-Aviv e deixa feridos em Israel, confira imagens após ataques

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), foram disparados menos de 100 mísseis.

há 12 minutos

Mundo

Irã ameaça Israel após bombardeio matar comandante da Guarda Revolucionária: “As portas do inferno se abrirão”

Segundo as Forças de Defesa de Israel, dezenas de caças participaram da ofensiva, que mirou estruturas militares e nucleares em várias regiões iranianas.

há 13 minutos

Mundo

Vídeo: Prefeitos brasileiros que estão em Israel ficam presos em bunker durante ataques do Irã

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio do Itamaraty, já foi acionado para providenciar o resgate da comitiva brasileira.

há 17 minutos

Mundo

Líder supremo do Irã promete retaliação “dolorosa” contra Israel após ataque

Em tom firme, Khamenei prometeu que Israel “não sairá ileso” e que sofrerá as consequências.

há 25 minutos

Manaus

Chuvas intensas e ventos fortes colocam Manaus e 14 cidades do interior em alerta amarelo

Alerta destaca perigo potencial e recomenda atenção redobrada para áreas urbanas e rurais durante o período.

há 30 minutos