Redação AM POST
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) terá que devolver a capivara Filó ao influenciador amazoensne Agenor Tupinambá após determinação da justiça devido comprovação de que a estrutura do Ibama, em Manaus, para onde o animal havia sido trazido, não possui o suporte adequado. A informação foi divulgada em live da influenciadora e ativista ambiental, Luísa Mell.
PUBLICIDADE
“A Filó será devolvida ao Agenor. O Agenor mora numa casa flutuante, leva uma vida ribeirinha. Todo mundo que está envolvido agora vai precisar se unir pelo bem do Ibama. Nós estamos no Amazonas, em Manaus, no meio do maior bioma do mundo e o Ibama não pode ter aquela estrutura. Precisa de aparelhamento, precisa de um monte de coisa”, disse o o ativista Arnaldo Rocha, em live com Luísa.
View this post on InstagramPUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segundo a deputada estadual Joana Darc, Agenor foi visitar Filó e ao chegar ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, se deparou com a capivara em cativeiro, diferente da habitat que o animal morava no entorno da casa do influenciador, em Autazes, no interior do estado.
“Quando eu entrei lá eu vi um cativeiro totalmente sem condições de receber a Filó. É uma cena de total abandono aí dentro do Cetas. Então assim, ela ia fica trancafiada, o ambiente estava insalubre, super sujo, eles incialmente soltaram ela para a gente ver lá no portão e não quiseram deixar a gente ver lá no cativeiro para a gente não ver isso. Totalmente sem estrutura, não precisa ser especialista no assunto para verificar isso”, declarou.