Redação AM POST*
O apresentador da Rede Globo, Luciano Huck, foi detonado nas redes sociais após reagir nas redes sociais contra à notícia de que o Ministério da Educação vai suspender a implementação do novo ensino médio, que foi elaborado por Milton Ribeiro, então ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve publicar, nos próximos dias, uma portaria que suspende a implementação do modelo e as alterações no Enem 2024.
PUBLICIDADE
Na visão de Huck, a desistência de implementar o cronograma se deve a divergências ideológicas. O projeto visa ampliar o tempo mínimo do estudante na escola e flexibiliza a organização escolar, mas é alvo de protestos de diversas parcelas.
“O Novo Ensino Médio deveria estar acima de diferenças ideológicas. Mesmo com difícil implementação, não faz sentido retroceder à estaca zero. O esforço para oferecer uma escola mais atrativa para os alunos e conectada com as suas expectativas de vida e carreira deve ser permanente”, opinou o dono do Domingão.
O Novo Ensino Médio deveria estar acima de diferenças ideológicas. Mesmo c/ difícil implementação, não faz sentido retroceder à estaca zero. O esforço p/ oferecer uma escola mais atrativa p/ os alunos e conectada c/ as suas expectativas de vida e carreira deve ser permanente.
PUBLICIDADE
— Luciano Huck (@LucianoHuck) April 3, 2023
PUBLICIDADE
Vários professores se manifestaram contra a fala do apresentador que disse que fazer isso equivale a retroceder à estaca zero. O nome do apresentador ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter.
“Prezado, você não é professor, não é educador, não é estudioso da área, não é estudante, não trabalha com ensino e não é líder político. Guarde sua opinião para você, foque no seu programa ruim e deixe de fazer lobby para grupos econômicos privados da educação”, pediu o historiador Jones Manoel.
PUBLICIDADE
Oi Luciano Huck, você sabe o que está acontecendo? Teria coragem de colocar seus filhos em escola pública? Escute mais os professores e menos os empresários. Você vai dar um salto de qualidade nas suas opiniões.
Oi Luciano Huck, você sabe o que está acontecendo? Teria coragem de colocar seus filhos em escola pública? Escute mais os professores e menos os empresários. Você vai dar um salto de qualidade nas suas opiniões.
— Marcia Tiburi (@marciatiburi) April 4, 2023
então luciano huck mostra pra gente a matriz curricular da escola pública que seus filhos estão estudando só p ver uma coisa https://t.co/fSUBjAMGzB
— andré (@andreariell) April 3, 2023
Caro @LucianoHuck, não se trata de voltar à estaca zero. Essa jamais seria a proposta de professores, pesquisadores e estudantes. Revogar essa Reforma é parar de impor aos 15 ou 16 anos a área (itinerário formativo) que um adolescente terá que carregar para o resto da vida.… https://t.co/p6gJCUKJgH
— Daniel Cara – Educação e Ciência (@DanielCara) April 3, 2023
Prezado, você não é professor, não é educador, não é estudioso da área, não é estudante, não trabalha com ensino e não é líder político. Guarde sua opinião para você, foque no seu programa ruim e deixe de fazer lobby para grupos econômicos privados da educação.
— Jones Manoel – YouTube: Jones Manoel (@jonesmanoel_PE) April 3, 2023
Caro @LucianoHuck , você acha que nós, professores, não queremos uma escola mais atrativa? Você acha que estudantes de escola pública – onde sequer têm professores de todas as disciplinas – têm condições de oferecer todos os itinerários? Essa reforma é um verdadeiro apartheid.
— Elika Takimoto (@elikatakimoto) April 3, 2023
Quais serão os interesses do Luciano Huck, que nada sabe sobre Educação, ao tentar defender esse desastroso Novo Ensino Médio? pic.twitter.com/jryuTDitzW
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) April 4, 2023
Luciano Huck defendendo o Novo Ensino Médio? Sua preocupação com a Educação: tempos atrás, ele achava que ser professor era viver de "bico". Aliás, não só achava, como fez comercial disso. pic.twitter.com/e6XrxgJEOM
— Rita Machadø (@nesimachado) April 4, 2023
Luciano Huck, que só conhece escola pública quando vai votar porque é obrigatório, e mesmo assim votou errado no Aécio em 2014 e no Bolsonaro 2018, quer dar pitaco sobre o novo ensino médio.
— Pedro Ronchi (@PedroRonchi2) April 4, 2023
Luciano, acho que você deveria ir cuidar do novo Domingão, que está com difícil implementação e você não conseguiu tornar mais atrativo para os espectadores.
Deixe o Ensino Médio para quem sobre o tema.
— médico de postinho (@luizpaulor) April 3, 2023
Faz sentido sim, Luciano Huck!
Se você sentar para conversar com um grupo de 10 professores, se tiver 1 que verdadeiramente veja vantagem na proposta, você deu sorte (ou azar rs) de encontrar alguém que concorde contigo. O mesmo entre os estudantes. https://t.co/Twppo9QqfP— Keilla Vila Flor (@KellVila) April 3, 2023