Caiu na rede é post!

Caiu na rede é post!


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Morre, aos 72 anos, Orival Pessini, criador de Fofão

O ator e humorista lutava contra um câncer no baço e estava internado havia duas semanas no Hospital São Luiz, em São Paulo.

Por Hugo Guimarães

14/10/2016 às 10:37

Morreu, na madrugada desta sexta-feira (14), Orival Pessini, criador do Fofão, Patropi e Sócrates. O ator e humorista de 72 anos lutava contra um câncer no baço e estava internado havia duas semanas no Hospital São Luiz, em São Paulo. Ele também teve um câncer na garganta, do qual já estava recuperado. A notícia foi confirmada ao UOL pelo empresário de Orival e sócio da marca Fofão.

O velório está previsto para ocorrer entre 16h e 18h desta sexta no Cemitério Gethsêmani, na Vila Sonia, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Orival Pessini iniciou sua carreira no teatro. Sua estreia na televisão aconteceu no programa infantil “Quem Conta Um Conto”, na TV Tupi, em 1963. Na década de 70 interpretou os macacos Sócrates e Charles, do “Planeta dos Homens” (Globo). Estreou, em 1988, no humorístico “Praça Brasil”, da Band, com o personagem Patropi – que levaria mais tarde para os programas “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo), “A Praça é Nossa” (SBT) e “Escolinha do Barulho (Record)”.

Orival criou o Fofão no programa Balão Mágico (Globo). O boneco fez tanto sucesso que, com o fim do programa, ganhou seu próprio programa: TV Fofão (Bandeirantes), no qual apresentava quadros humorísticos e desenhos animados.
A cantora Simony, que iniciou sua carreira artística ainda na infância ao lado de Pessini, no “Balão Mágico”, se despediu do ator. “Hoje é um dia tão triste, mas tão triste porque eu acabo de perder meu amigo, meu boneco que fez tanto minha alegria e a de muitas crianças. Orival Pessini eu te amo. Vai com Deus, meu amigão. Meu eterno Fofão”, escreveu ela em seu perfil do Instagram.

Inspiração em E.T.

O personagem Fofão, um dos mais marcantes da carreira do humorista Orival Pessini, teve inspiração no E.T. do filme de Steven Spielberg dos anos 80.

“O Fofão não é bonito. Ele é uma mistura de cachorro, urso, porco e palhaço. Não é à toa que me baseei no E.T do Spielberg. Quando assisti ao filme na época fiquei com lágrimas nos olhos. Eu não pensei em fazer uma coisa bonita, mas sim uma coisa simpática, que demonstrasse ‘calor humano’, ‘sentimento'”, afirmou Pessini em maio deste ano no programa “The Noite”.

PUBLICIDADE

Ele não se incomodava com as imitações de Fofão. Parte da infância de uma geração, o boneco foi alvo de uma polêmica neste ano – quando a Carreta Furacão decidiu ir a uma manifestação em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas o criador proibiu o Fofão genérico de participar do protesto.

“Eu não autorizo, é um direito meu. Eu faço questão de proteger meus personagens. O Fofão, por exemplo, gera empregos. As crianças conhecem pela internet e gostam. Os adultos se emocionam quando o encontram. Quero preservar essa imagem”, explicou.

Últimos trabalhos

Uma das últimas aparições de Pessini na TV foi no “Programa Silvio Santos”, do SBT, em fevereiro. Ele compareceu à atração vestido como Fofão. Em nota oficial, a emissora lamentou a morte do ator: “A diretoria e funcionários do SBT deixam seus sentimentos a família”.

Em maio de 2015, Pessini fez sua última participação especial no humorístico “A Praça É Nossa”, como o personagem Clô.

Em 2014, ele atuou na minissérie “Amores Roubados”, da Globo, como o padre José. Nos últimos anos, Pessini também apresentava o show “Eles sou Eu”, em que relembrava seus principais personagens.

Fonte: UOL

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Integrante do CV aparece em culto sendo abençoado por pastor e revolta a web

Vídeo mostra Raylander Rosseti Pereira durante celebração religiosa em Balneário Camboriú; apesar da exposição pública, não há confirmação de prisão.

há 7 minutos

Mundo

Israel diz ter alertado EUA sobre suposto plano do Irã para assassinar Trump, afirma CNN

Informações de inteligência teriam sido compartilhadas nesta semana com autoridades americanas; governo dos EUA avalia o conteúdo do alerta.

há 9 minutos

Amazonas

MP investiga falhas no atendimento a crianças Yanomami com desnutrição grave no Amazonas

Inquérito apura possível omissão no acompanhamento nutricional e assistencial de crianças indígenas em Santa Isabel do Rio Negro entre 2025 e 2026.

há 8 horas

Brasil

Apostador acerta Mega-Sena sozinho e leva prêmio de R$ 43 milhões com jogo simples

Bilhete premiado foi registrado em Divinópolis, Minas Gerais, com uma aposta de apenas seis números no Concurso 3.029.

há 8 horas

Manaus

‘Roubo aos amazonenses’: Ream é cobrada a explicar por que não reduziu preço da gasolina após queda do petróleo

Levantamento sustenta que os reajustes foram repassados rapidamente durante a alta do petróleo, mas não acompanharam a queda do mercado internacional após o fim do conflito.

há 9 horas