O ex-BBB Nego Di voltou a ser alvo de polêmica após sua advogada, Tatiana Borsa, ser demitida da defesa do influenciador por publicar uma foto comemorando sua soltura nas redes sociais. A atitude da advogada contraria uma das medidas cautelares impostas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que proíbe Nego Di de frequentar ou usar as redes sociais.
A foto em questão, publicada na madrugada de quinta-feira (28), mostra a advogada Tatiana Borsa, ao lado de sua colega Camila Kersch, que agora responde sozinha pela defesa de Nego Di, comemorando a soltura do cliente. Nego Di aparece ao fundo da imagem, sorrindo e fazendo um sinal para a câmera. A publicação gerou grande repercussão nas redes sociais e colocou em xeque a conduta tanto da advogada quanto do influenciador.
PUBLICIDADE
Nego Di pode voltar para a prisão?
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) está investigando se houve descumprimento da medida cautelar por parte de Nego Di. Segundo o MP, todas as informações e notícias sobre o caso estão sendo analisadas.
O especialista em Ciências Criminais Marcos Eberhardt explica que a medida cautelar de proibição de uso das redes sociais é de natureza pessoal e intransferível. No entanto, se a postagem de terceiros, como no caso da advogada, servir para transmitir uma mensagem ou um recado ao público, pode ser interpretada como descumprimento da determinação.
PUBLICIDADE
“A hipótese de acusação é que ele usou a rede social para cometer crime. Ele não pode, então, voltar a usar a rede social para continuar propagando ideias que façam com que as pessoas venham a continuar seguindo ele ou procurando ele para os mesmos fins anteriores”, explica Eberhardt.
Caso seja constatado o descumprimento da medida cautelar, Nego Di pode voltar para a prisão.
PUBLICIDADE
Defesa se manifesta
Em nota oficial, a nova defesa de Nego Di informou que a decisão de demitir a advogada Tatiana Borsa partiu do próprio cliente, que manifestou seu descontentamento com a postagem não autorizada e com a repercussão negativa do caso. A defesa ressalta que Nego Di está à disposição da justiça e tem a intenção de cumprir fielmente as imposições do STJ.
PUBLICIDADE
A importância das medidas cautelares
As medidas cautelares são instrumentos importantes para garantir a ordem pública e a aplicação da lei. No caso de Nego Di, a proibição do uso das redes sociais visa evitar que ele utilize essa plataforma para cometer novos crimes ou influenciar outras pessoas. O descumprimento dessas medidas pode ter graves consequências para o acusado.