Caiu na rede é post!

Caiu na rede é post!


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Neymar é inocentado de todas as acusações de fraude e corrupção em transferência para o Barcelona

Jogador e todos os réus foram absolvidos no processo movido pela empresa brasileira DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar quando ele estava no Santos

Por Hugo Guimarães

13/12/2022 às 15:25

Neymar foi absolvido de todas as acusações de fraude e corrupção na transferência do Santos para o Barcelona em 2013. Após comparecer ao julgamento e ser liberado de acompanhar a ação e ter as acusações retiradas pela promotoria espanhola em outubro, o jogador da Seleção Brasileira foi inocentado nesta terça-feira, 13/12.

PUBLICIDADE

O processo era movido pela empresa de investimentos brasileira DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar quando ele estava no Santos. A DIS, que argumentava ter perdido parte do valor na transferência, pedia uma pena de prisão de cinco anos e uma multa total de 149 milhões de euros (R$ 835 milhões) para os réus. O pedido não foi atendido.

Além de Neymar, os outros réus também foram absolvidos: Neymar da Silva Santos e Nadine Gonçalves, pais do jogador, e os ex-presidentes do Futbol Club Barcelona, Josep Maria Bartomeu e Rosell, e do Santos, Odilio Rodrigues.

Entenda o caso
Em maio de 2013, Neymar foi vendido do Santos ao Barcelona por 17,1 milhões de euros, valor pago pelo clube catalão ao brasileiro. A empresa DIS era dona de 40% dos direitos econômicos do jogador e recebeu 6,84 milhões de euros. Entretanto, o próprio Barcelona revelou que a transação custou 57 milhões de euros e os 40 milhões de euros foi paga à empresa N&N (sigla para Neymar e Nadine, pais do jogador).

Após investigação, constatou-se que o total da transação foi ainda maior: 86,2 milhões de euros. Nesse valor estavam pagamentos por amistosos, direitos de imagem, luvas para Neymar e comissões para agentes. Na ação que começou ser julgada nesta segunda-feira, a DIS argumenta que estas foram manobras feitas para reduzir o valor de sua fatia do negócio. Caso a negociação entre os dois clubes – sem os outros contratos – tivesse sido fechada em 86,2 milhões de euros, a empresa teria faturado 34,5 milhões de euros.

A acusação contra o jogador, seus familiares e os dirigentes é de “corrupção privada”, que não existe no Código Penal Brasileiro. Esta é a defesa de Neymar.

Fonte: Gshow

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Lula sanciona lei que limita entrada de recursos no STJ

Nova regra exige demonstração de relevância dos recursos especiais e deve reduzir a sobrecarga do Superior Tribunal de Justiça.

há 2 minutos

Amazonas

Falta de água altera funcionamento de 16 escolas estaduais de Manaus nesta quarta-feira

Seduc ajustou o horário das aulas em unidades afetadas pela interrupção programada no abastecimento de água.

há 16 minutos

Brasil

Câmera registra momento em que jogador do São Paulo atropela e mata idoso

Imagens mostram momento em que Nicolas Bosshardt atinge um idoso de 84 anos em Alphaville.

há 44 minutos

Amazonas

TCE-AM mantém condenação de ex-prefeito de Lábrea e exige devolução de quase R$ 200 mil aos cofres públicos

Tribunal negou recurso de Gean Campos de Barros e manteve ressarcimento por superfaturamento em convênio para recuperação de ramais no interior do Amazonas.

há 1 hora

Manaus

Maratona Internacional de Manaus 2027 terá provas em dois dias e novo formato de desafios

Evento será realizado nos dias 27 e 28 de março e permitirá que atletas disputem provas em ambos os dias, com possibilidade de conquistar até cinco medalhas.

há 1 hora