Caiu na rede é post!

Caiu na rede é post!


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Quem é Júlio Cocielo, influenciador que será julgado por racismo?

Em nota, a defesa alegou que o conteúdo era humorístico e fazia “críticas sociais”.

05/01/2024 às 18:18

Foto: Gabriel Cardoso

O influenciador Júlio Cocielo será julgado por racismo após uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal. A Justiça Federal acatou o pedido e deve analisar publicações feitas no X, antigo Twitter, em que ele possui 7,9 milhões de seguidores, feitas ao longo de sete anos. Em nota, a defesa alegou que o conteúdo era humorístico e fazia “críticas sociais”.

PUBLICIDADE

Cocielo é uma figura conhecida há tempos na internet e foi uma das pessoas a popularizar a profissão de “youtuber” na época da popularização do YouTube. Natural de Osasco (SP), ele começou a carreira publicando vlogs – vídeos em que fazia piadas e mostrava o seu dia a dia.

Atualmente, ele comanda dois canais na plataforma de vídeos: um que leva o seu nome, Julio Cocielo, e faz publicações sobre jogos, e outro, Canal Canalha, em que fala sobre a sua vida e publica conteúdos humorísticos. Juntos, os canais possuem mais de 28 milhões de inscritos. Segundo a empresa responsável pela carreira do youtuber, seus vídeos somam mais de 1 bilhão de visualizações.

Em 2017, ele começou a namorar a também influenciadora Tata Estaniecki. Os dois oficializaram a união um ano depois com duas cerimônias: uma em Punta Cana, na República Dominicana, e outra em São Paulo.

O casal ainda criou um canal no YouTube, Tacielo, com mais de 3 milhões de inscritos, em que mostram a rotina com os filhos. Eles são pais de Beatriz, de 3 anos, e de Caio, de cinco meses.

PUBLICIDADE

Julgamento por racismo

Júlio Cocielo foi denunciado por postagens feitas entre 2011 e 2018 no X. O procurador da República João Paulo Lordelo, que assina a denúncia, alegou que ele teve a “intenção deliberada” de fazer publicações racistas.

Em uma das publicações, o influenciador afirmou que “o Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas, mas, já que é proibido, a única solução é exterminar os negros”. Em outra, escreveu: “nada contra os negros, tirando a melanina”

Após a repercussão, Cocielo apagou publicações e publicou um pedido de desculpas. Em nota, a defesa do youtuber negou que ele tenha praticado “qualquer ato discriminatório”, dizendo que o influenciador publicou “piadas e críticas sociais”. Leia abaixo:

“Durante a instrução a acusação não produziu nenhuma prova do que alegou, inclusive não arrolou nenhuma testemunha. Ao contrário, a defesa demonstrou cabalmente que o seu cliente, cuja profissão é humorista, em momento algum praticou qualquer ato discriminatório, pois publicou, em sua plataforma de trabalho, piadas e críticas sociais.”

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Casal preso por morte de recém-nascido no RJ confessa crime, mas apresenta versões diferentes à polícia

Segundo a Polícia Civil, pai e mãe admitiram a morte do bebê durante depoimentos, porém cada um atribuiu ao outro a autoria direta da asfixia.

há 12 minutos

Brasil

Bolsonaro diz ao STF que não autorizou vídeo com IA usado em convenção de Flávio Bolsonaro

Defesa do ex-presidente afirma que ele não teve participação na produção do material e alega que restrições judiciais impediam autorização.

há 31 minutos

Brasil

Avião de pequeno porte cai e piloto morre carbonizado

Equipes de resgate foram mobilizadas rapidamente para atender ao acidente.

há 50 minutos

Polícia

Homem é preso por suspeita de tentar matar ex-companheira após invadir casa em Manaus

Segundo a Polícia Civil, investigado invadiu a residência da vítima enquanto ela dormia e a agrediu com socos e golpes de arma branca.

há 54 minutos

Brasil

Casal confessa ter matado o próprio filho recém-nascido asfixiado após parto

Cada um apresentou uma versão diferente sobre quem praticou diretamente o crime.

há 1 hora