Sepultura anuncia fim da banda e turnê de despedida em 2024
A turnê Celebrating Life Through Death durará 18 meses a partir de março de 2024.

Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira, 8, o Sepultura anunciou o fim da banda com uma turnê de despedida. O influente grupo de heavy metal, que completa 40 anos de carreira, passará por quarenta países. Segundo a banda, a turnê Celebrating Life Through Death durará 18 meses a partir de março de 2024.
“É a última turnê. A gente vai parar porque é o melhor momento da história da banda”, declarou o guitarrista Andreas Kisser, que reforçou que a banda tem boa relação. “Hoje, a gente tem uma condição fantástica entre a gente. A gente sai de cena tranquilo e em paz com a gente mesmo”.
PUBLICIDADE
“Não é um momento triste, é de celebração”, disse.
Trajetória e legado
Diretamente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Sepultura é a banda brasileira de heavy metal de maior sucesso da história. Os irmãos Max e Iggor Cavalera, ainda adolescentes, fundaram o grupo em 1984, contando com Paulo Jr. (baixo) e Wagner Lamounier (guitarra e voz) na formação original.
Em 1986, a banda lançou Morbid Visions, seu primeiro álbum de estúdio e um dos primeiros discos de death metal do mundo. Desde jovens, os integrantes conquistaram reconhecimento na cena underground.
Contudo, foi na década de 90 que o Sepultura alcançou fama internacional. Em 1996, o grupo lançou seu álbum de maior sucesso e aclamação, o emblemático Roots – um disco com influências da música indígena e gravações na tribo Xavante, com percussão tribal.
PUBLICIDADE
Canções como Roots Bloody Roots, Territory, Slave New World e Ratamahatta destacam-se entre os maiores sucessos da banda, que já lançou 15 álbuns de estúdio, explorando subgêneros como death metal, thrash metal, groove metal e influências próprias.
Embora o grupo tenha passado por mudanças na formação ao longo dos anos, sua configuração principal (considerada “clássica”) incluiu o guitarrista Andreas Kisser e permaneceu estável por cerca de uma década. Em dezembro de 1996, após Roots, Max Cavalera abandonou a banda. Seu irmão, Iggor, seguiu no grupo até 2006.
Atualmente, o vocalista é o americano Derrick Green, e a bateria está sob responsabilidade de Eloy Casagrande. Notavelmente, os irmãos Cavalera mantiveram distância significativa da banda desde suas saídas. Em 2016, um documentário biográfico intitulado Sepultura Endurance foi lançado, apresentando depoimentos de membros de bandas renomadas como Metallica e Motörhead; entretanto, os Cavalera optaram por não participar.
O Sepultura exerce uma influência considerável globalmente. Bandas famosas como Slipknot, System of a Down e até Björk já mencionaram o grupo como uma de suas referências. Em 2016, o Sepultura figurou na lista de principais artistas para conhecer a música brasileira, segundo o New York Times.
O último álbum de estúdio lançado pelo grupo foi Quadra, de 2020.
Estadão Conteúdo

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





