Internautas amazonenses se manifestaram revoltados nas redes sociais após viralizar um vídeo do programa Domingão com Huck, em que uma mulher fala que o fruto Tucumã era visto como ‘uma praga’ e hoje é usado na produção de cosméticos.
No vídeo gravado no município de Irituia, situado no nordeste do Pará, o apresentador Luciano Huck questiona uma moradora: “quem falou que isso aqui tinha valor?”. “Foi a Natura. Não valia nada era só visto como uma praga”, respondeu a mulher.
PUBLICIDADE
View this post on InstagramPUBLICIDADE
Outro ponto que revoltou os internautas foi Luciano Huck ter dito que o Tucumã é do Pará.
PUBLICIDADE
No Pará, o fruto chegou a ser utilizado apenas na alimentação de animais, diferentemente do que ocorre no estado do Amazonas, onde o consumo do tucumã pelos moradores locais é amplamente difundido especialmente na culinária manauara, com o tradicional sanduíche “X-Caboquinho” e outras iguarias.
“Vai já voar um caroço de tucumã na testa”, escreveu a influenciadora Ruivinha de Marte em comentário ao vídeo.
PUBLICIDADE
Veja matéria recomendada
Cole aqui o título da matéria
“A frase que simplifica isso e ainda todas as besteiras que falam sobre a Amazônia é um mantra: ‘O BRASILEIRO NÃO CONHECE A AMAZÔNIA'”, declarou o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto.
“Ainda faz a matéria com paraense, com o Tucumã que é propriedade do AMAZONENSE!!”, disse uma internauta.
O tucumã (ou tukumã) é o fruto, nativo da região amazônica, de polpa fibrosa e casca amarelo-esverdeada ou avermelhada do tucumanzeiro (Astrocaryum vulgare), palmeira que pode chegar até 15 metros de altura.
Redação AM POST*