Redação AM POST*
O humorista, Whindersson Nunes, comentou o caso da capivara Filó que repercutiu neste fim de semana nas redes sociais após ser descoberto que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a colocou em um cativeiro em Manaus. O animal foi devolvido ao seu habitat natural neste domingo (30/4) após determinação judicial.
PUBLICIDADE
“Será que a filó já almoçou tô preocupado”, escreveu o Whindersson Nunes no Twitter.
Filó ficou famosa nas redes sociais do influenciador digital Agenor Tupinambá, que mora à margem de um rio em Autazes (AM) e mostrou vídeos de sua vida com o animal.
Ele foi obrigado, por determinação do Ibama, a entregar a capivara Filó na última quinta-feira (27/4). Além disso, o influenciador foi multado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles deixar morrer uma preguiça real, espécie da fauna silvestre, praticar abuso contra a capivara e manter em cativeiro tanto a capivara quanto um papagaio, para obter suposta vantagem financeira. Ele negou as acusações.
PUBLICIDADE
O caso repercutiu nas redes sociais, sendo abraçado, principalmente, por lideranças da direita. Influenciadores, parlamentares e demais representantes desse espectro político foram às redes sociais defender Agenor, aproveitando a situação para tecer críticas ao Ibama e, de quebra, alfinetar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A decisão favorável a devolução de Filó a Agenor foi assinada na madrugada deste domingo. Ela determinou a entrega do animal a Agenor, que ficou autorizado a fazer transporte da Filó, para devolução ao habitat natural do animal silvestre.