Concursos

Concursos


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Urgente: Governo Federal adia ‘Enem dos concursos’ em todo país

O adiamento estava sendo avaliado diante da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada por fortes chuvas que assolam a região.

Por Hugo Guimarães

03/05/2024 às 13:22 - Atualizado em 03/05/2024 às 14:23

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (3) o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, que seria realizado neste domingo (5). A medida foi tomada após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul causarem destruição, alagamentos e mortes em diversas cidades. O novo cronograma ainda não foi divulgado, mas espera-se uma rápida reprogramação para não prejudicar os 2,5 milhões de candidatos inscritos em todo o país.

PUBLICIDADE

O motivo principal para a decisão foi a grave situação enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul, onde as chuvas já provocaram danos significativos em várias regiões, destruindo moradias e causando a morte de pelo menos 37 pessoas. Com tantas cidades em situação de emergência, o governo federal optou por adiar a prova, evitando assim prejuízos aos candidatos que fariam o exame nas áreas afetadas.

Na última quinta-feira (2), o Ministério da Gestão havia comunicado que a aplicação das provas seria mantida no domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. No entanto, devido ao agravamento das condições climáticas e os desafios logísticos decorrentes das chuvas, o governo decidiu reavaliar a decisão, buscando uma “saída jurídica” que permitisse adiar o exame sem prejudicar os candidatos.

Em entrevista à emissora oficial do governo, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, explicou que a medida foi tomada para garantir que ninguém fosse prejudicado pelo concurso. “O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, afirmou Pimenta.

De acordo com Pimenta, cerca de 86 mil pessoas estavam inscritas para realizar as provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul, um número significativo que levou o governo a reconsiderar a decisão de manter o concurso na data prevista. A reprogramação do exame em nível nacional ainda não tem uma data definida, mas o governo se comprometeu a comunicar os novos detalhes em breve, minimizando qualquer impacto negativo para os inscritos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Política

Alfredo Nascimento recebe homenagem de movimentos conservadores durante convenção do PL no Amazonas

Reconhecimento foi entregue pelo fundador do Movimento Conservador Amazonas, Sérgio Kruke, durante a convenção estadual do Partido Liberal em Manaus.

há 27 minutos

Política

Wilson Lima reafirma ser de direita e declara apoio a Flávio Bolsonaro durante convenção

Ex-governador afirmou que seu voto será no candidato do PL à Presidência e disse que partidos da federação terão liberdade para definir seus posicionamentos.

há 39 minutos

Política

Wilson Lima dispara contra adversários: “São que nem carvão. Quando não estão sujando, estão queimando”

Candidato ao Senado pelo União Progressista afirmou que seus adversários apostam em ataques políticos e defendeu o legado de sua gestão no interior do Amazonas.

há 39 minutos

Política

Wilson Lima fala ao AM POST sobre disputa ao Senado: “Acreditamos nas entregas que fizemos”

Em entrevista ao Portal AM POST, o governador afirmou que a disputa será desafiadora.

há 1 hora

Manaus

IMMU rebate acusações e afirma que operação programada não teve relação com convenção partidária

Prefeitura afirma que ação fazia parte da Operação Mobilidade Segura e rebateu acusações de que blitz teria relação com evento político realizado na capital.

há 1 hora