A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

A verdadeira história por trás do Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes

A construção do hospital de campanha nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus com a iniciativa privada.

Por Natan AMPOST

26/10/2020 às 13:42 - Atualizado em 26/10/2020 às 19:15

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Inaugurado no dia 13 de abril, durante o pico de casos de coronavírus em Manaus, o Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus com a iniciativa privada, por meio do grupo Samel e instituto Transire. A unidade foi implantada em apenas quatro dias nos prédios de um Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus.

Para agilizar o processo de abertura do hospital o mais rápido possível a Transire doou tomógrafo, a Samel doou R$ 1 milhão e mais empresas também doaram como parte da parceria público – privada formalizada, na época, com a prefeitura de Manaus.

As obras iniciaram no dia 9 de abril. Em tempo recorde, a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI 1), com 18 leitos, foi montada e aparelhada em quatro dias no espaço onde funcionaria o refeitório da escola. No dia 13, recebeu os primeiros pacientes.

No início, o Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes foi coordenado pelo então deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD). A unidade hospitalar também contou com a famosa Capsula vanessa, de baixo custo e criada pelo grupo Samel. Depois o hospital passou por uma transição, sendo gerido, integralmente pela prefeitura.

As atividades do hospital de campanha foram encerradas no dia 24 de julho deste ano. Ao todo, em 71 dias de funcionamento, a instalação recebeu 751 pacientes, sendo que 611 se recuperaram. A porcentagem de óbitos entre os internados foi de 19%.

PUBLICIDADE

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, agradeceu nas redes sociais, na época, aos parceiros que lhe ajudaram a montar unidade que, segundo ele, foi feita para axiliar o governo do Amazonas que estava “se debatendo” por falta de condições de atendimento aquela altura no Estado.

Manaus foi uma das capitais que mais sofreram com a sobrecarga no sistema de saúde no início da pandemia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 14 minutos

Polícia

Trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus e suspeito foge para área de mata

Caso é investigado como homicídio e polícia apura histórico do suspeito.

há 23 minutos

Beruri

Prefeito Emerson Melo acompanha obras e amplia pavimentação na zona rural de Beruri

Comunidade Bela Vista recebe segunda etapa da pavimentação e se torna a quinta localidade rural beneficiada pela gestão municipal

há 35 minutos

Eleições 2026

Autoritária: Maria do Carmo se enfurece e emite nota de ameaça a correligionários do PL

Nota divulgada pela empresária expõe o clima de tensão dentro do PL Amazonas e amplia o desgaste entre aliados.

há 37 minutos

Polícia

Homem é baleado na mão em tentativa de homicídio na zona norte de Manaus

Caso ocorreu no bairro Cidade Nova e vítima foi levada ao Hospital Platão Araújo.

há 1 hora