A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Ações da prefeitura minimizam impacto da Ômicron em Manaus, afirma David Almeida

Entre elas a reestruturação das unidades de saúde, a campanha de vacinação e mais recentemente a abertura dos centros de testagem.

Por Natan AMPOST

18/01/2022 às 21:36

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O prefeito David Almeida afirmou, nesta terça-feira, 18/1, que o cenário vivido por Manaus na terceira onda do aumento dos casos da Covid-19 é completamente diferente das anteriores, devido às respostas dadas pela Prefeitura de Manaus no combate à pandemia, entre elas a reestruturação das unidades de saúde, a campanha de vacinação e mais recentemente a abertura dos centros de testagem.

De acordo com Almeida, em janeiro de 2021, mais de 2 mil pessoas foram sepultadas em Manaus, vítimas de Covid-19. Já nos primeiros 18 dias de 2022, os cemitérios locais registraram o sepultamento de 14 pessoas que morreram em razão do vírus.

“O motivo de não estarmos vivendo o mesmo momento adverso, tipo o holocausto do ano passado, é a vacina. Hoje Manaus tem uma das maiores taxas de vacinação do Brasil e nós já aplicamos 3,5 milhões de doses. Toda a nossa equipe tem trabalhado de forma incansável, para dar uma boa condição à população da cidade de Manaus. Vivemos em uma realidade diferente, e a prefeitura tem trabalhado diuturnamente”, destacou David Almeida, durante uma live realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Entre as estratégias da Prefeitura de Manaus para o enfrentamento da Covid-19, estão: a abertura de mais de 50 pontos de vacinação, incluindo supermercados e shoppings; a contratação de mais 500 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros, para que novos postos de atendimentos sejam disponibilizados, e a implantação de dois Centros Municipais de Testagem para Covid-19, em parceria com o governo do Amazonas, localizados no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Oeste, e no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul, ofertando assistência médica e farmacêutica, de segunda a sábado, das 9h às 19h.

“O quadro que nós encontramos quando assumimos a prefeitura não era bom, muitas unidades de saúde estavam fechadas e conseguimos contornar a situação com muita dedicação. Agradeço ao trabalho dos profissionais de saúde. Hoje Manaus vive dias melhores”, completou o prefeito.

PUBLICIDADE

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destacou que 94% da população acima de 12 anos está com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, e 82% com o ciclo vacinal completo. A vacinação está aberta também ao público infantil desde a última segunda-feira, 17/1.

“Diante de todas as evidências que tivemos na nossa cidade em relação à melhora dos óbitos, nós continuamos aqui trabalhando firme e deixando sempre o apelo para que a população ouça o nosso chamado e vá completar o esquema vacinal. Agora nós já abrimos a vacinação das crianças, que é segura e foi testada e aprovada. O mundo inteiro já estava vacinando suas crianças, e desde o início da imunização não foi relatado nenhum efeito colateral em nenhuma criança. Nós temos toda uma estrutura para conseguir desempenhar com muita responsabilidade e amor as ações ao público infantil”, finalizou.

No primeiro dia de vacinação do público infantil, 232 crianças com comorbidades ou deficiência permanente (PcD) receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, na capital amazonense. A nova fase da campanha municipal contempla crianças de 5 a 11 anos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Diallo decide no fim e Costa do Marfim vence Equador na estreia da Copa

Seleção africana marcou aos 44 minutos do segundo tempo e assumiu a vice-liderança do Grupo E.

há 6 horas

Manaus

Motociclista morre após atingir poste ao passar por buraco no Lago Azul

Valtencir Paes Mendes, de 48 anos, chegou a ser atendido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos causados pelo acidente.

há 7 horas

Polícia

Homem é preso após ameaçar vizinho com espingarda na AM-010; polícia apreende arma e R$ 9,9 mil

Suspeito resistiu à abordagem policial e precisou ser contido com apoio da Força Tática na zona rural de Manaus.

há 8 horas

Polícia

Homem é preso após tentar atropelar companheira várias vezes em Nova Olinda do Norte

Suspeito de 46 anos também teria ameaçado a vítima de morte e avançado com o carro contra familiares que tentavam ajudá-la.

há 9 horas

Amazonas

Carreta pega fogo e interdita totalmente trecho da BR-174 em Manaus

Incêndio destruiu o veículo e provocou bloqueio total da rodovia; ainda não há informações sobre vítimas.

há 10 horas