A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades são vacinados contra a Covid-19 em Manaus

A capital amazonense passa a ser uma das primeiras do país a avançar na imunização, alcançando grupos que não estavam previstos inicialmente na campanha.

Por Natan AMPOST

14/08/2021 às 09:52 - Atualizado em 14/08/2021 às 19:04

Redação AM POST

Adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades começam a ser vacinados contra a Covid-19 neste sábado, 14. Com isso, a capital amazonense passa a ser uma das primeiras do país a avançar na imunização, alcançando grupos que não estavam previstos inicialmente na campanha. No início da tarde de ontem (13), o prefeito David Almeida decidiu abrir a vacinação para os adolescentes de 16 e 17 anos, sem doenças preexistentes.

PUBLICIDADE

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que até o momento, esse é o último grupo para o qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autarquia reguladora, vinculada ao Ministério da Saúde, autorizou a vacinação. “Ainda não temos nenhuma orientação sobre a possibilidade de inclusão de idades abaixo de 12 anos. Na semana que vem terei reuniões em Brasília e um dos assuntos é a vacina. O que houver de novidades, informaremos”, garantiu Shádia.

A estimativa da Semsa para esse grupo é de 237 mil adolescentes e a capacidade instalada diária de vacinação da Semsa, considerando os 50 pontos que funcionarão no sábado, é de mais de 30 mil pessoas.

Simultaneamente à vacinação dos adolescentes, os pontos da Semsa estão atendendo à população geral a partir dos 18 anos e os remanescentes de outros grupos que ainda não tomaram a primeira dose, além da segunda dose para concluir o ciclo vacinal de quem já esteja nos intervalos estabelecidos pelos laboratórios fabricantes, sendo 28 dias para a CoronaVac/Butantan, e 84 dias para a AstraZeneca/Oxford e a Pfizer/BioNTech, nessa última conforme orienta o Ministério da Saúde.

Cadastro
Também para esse público, a Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação, e a consulta no Filômetro (bit.ly/filometrovacina), que mostra o movimento nos locais de vacinação.

PUBLICIDADE

Documentos
Quem tem acima de 18 anos e vai tomar a primeira dose, deve apresentar um documento de identidade original, com foto, CPF e um comprovante de residência, com cópia. Para a segunda dose, o documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação.

Os adolescentes devem ir acompanhados dos pais ou de uma pessoa maior de 18 anos, levando um documento original com foto e, caso não sejam pais, assinando uma declaração no verso do comprovante de residência.

Também é obrigatório apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia). O adolescente que não tenha o CPF nem o Cartão SUS pode solicitar a emissão deste último na própria UBS.

Mais pontos
Neste sábado, 14, a Semsa coloca à disposição da população 50 pontos de vacinação para atender toda a população vacinável com primeira e segunda doses, funcionando das 9h às 17h.

Além dos quatro pontos estratégicos já conhecidos pela população – shopping Phelippe Daou e Studio 5 (para pedestres), sambódromo (apenas drive-thru), e Sesi (para pedestres e drive-thru) -, haverá vacinação no Centro de Convenções Vasco Vasques e em mais 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três escolas da rede pública.

Os endereços dos pontos de vacinação podem ser consultados nas redes sociais da Semsa (@semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook) e no site da secretaria, por meio do link https://bit.ly/2VLGy15.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Acidente entre ônibus e van escolar deixa sete crianças feridas

Colisão ocorreu em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade.

há 6 minutos

Amazonas

TCE mantém rejeição de contas de Andreson Cavalcante e ex-prefeito segue com multa e débito superior a R$ 5 milhões

Tribunal de Contas do Amazonas negou recurso do ex-prefeito de Autazes e preservou decisão que apontou irregularidades na gestão municipal.

há 19 minutos

Manaus

Contêiner se desprende de caminhão e provoca transtornos no trânsito do Distrito Industrial em Manaus

Acidente ocorreu na avenida dos Oitis e causou lentidão no fluxo de veículos.

há 35 minutos

Mundo

Chuva preta assusta moradores de Moscou após ataque de drones atingir refinaria de petróleo

Relatos de gotas escuras caindo do céu ganharam repercussão após explosão em instalação estratégica da capital russa.

há 56 minutos

Polícia

Homem é encontrado morto em quitinete com bilhete sobre transmissão de HIV em Manaus

Corpo foi localizado por familiares no bairro Santo Agostinho e apresentava sinais de violência.

há 1 hora