A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Amazonas não é o único a sofrer com a falta de oxigênio e superlotação devido segunda onda de Covid-19

Ao que se sabe outros lugares do Brasil e até do mundo estão passando por problemas com o novo surto da doença.

Por Hugo Guimarães

27/01/2021 às 12:42 - Atualizado em 27/01/2021 às 15:55

Redação AM POST

A crise de oxigênio e no sistema de saúde não está acontecendo apenas no Amazonas, ao que se sabe, outros lugares do Brasil e até do mundo estão tendo problemas com o novo surto da doença.

PUBLICIDADE

O estado de Rondônia, por exemplo, também está sofrendo com falta de leitos para doentes com covid-19, e é necessária a transferência destas vítimas para desafogar a rede de saúde e garantir que novos pacientes consigam iniciar o tratamento em hospitais.

O Governo de Rondônia publicou na madrugada desta quarta-feira (27), um novo decreto, mantendo até o próximo sábado (30), as medidas de isolamento social, com toque de recolher, nos 29 municípios com grande incidência de casos e mortes por Coronavírus. Algumas regras foram alteradas, como a compra de bebidas, que continua proibida no período noturno, mas agora a partir das 19 horas até 6 da manhã.

No Pará, a disparada nos casos de Covid preocupa as cidades do interior. Em Monte Alegre, no oeste do estado, parentes dos pacientes internados estão preocupados com o risco de falta de oxigênio.

A cidade tem 17 pessoas internadas com Covid. O número de casos disparou nos últimos dias e a prefeitura decidiu transformar a unidade básica de saúde em um centro de atendimento exclusivo para a doença.

Los Angeles
Em Los Angeles uma pessoa morre de Covid a cada 8 minutos. Na primeira quinzena de janeiro morreram 3,8 mil pessoas no país, um dia depois de os Estados Unidos baterem o recorde de mortes com mais de 4,4 mil vítimas.

PUBLICIDADE

A Califórnia foi o primeiro Estado dos EUA a implementar lockdown (fechamento total de comércios e serviços não essenciais) quando a pandemia começou a se alastrar no ano passado, mas milhões de trabalhadores são considerados essenciais e tiveram que continuar trabalhando em setores como agricultura e serviços essenciais.

Especialistas apontam que a densidade na cidade de Los Angeles, onde muitas vezes várias famílias ocupam a mesma casa, tem sido um dos motivos para o aumento desproporcional das infecções nos últimos dois meses.

A população hispânica foi a mais afetada, a taxa de mortalidade latina é de 193 por cada 100 mil pessoas, em comparação com 115 para negros e 68 para brancos. E para cada duas pessoas que morrem no bairro rico de Bel Air, mais de 230 pessoas morrem no leste de Los Angeles, uma área predominantemente hispânica.

Portugal
Começou a faltar oxigênio em hospitais de Lisboa, em Portugal. Segundo a emissora SIC portuguesa, o primeiro a sofrer com escassez do insumo é o hospital Amadora-Sintra, unidade de referência no tratamento de Covid-19.

Os hospitais portugueses estão à beira do colapso. Por falta de leitos, o Ministério da Saúde já estuda a transferência de pacientes para o exterior. Na avaliação da médica gaúcha Nair Amaral, 52 anos, especialista em cirurgia geral, que trabalha há quase três anos em Lisboa em hospitais do sistema público de saúde, a variante britânica do vírus, mais contagiosa, provocou esse “boom” das infecções em Portugal.

“Desde o início do mês, houve um aumento no número de doentes buscando os serviços de urgência, aumento no número de doentes graves, aumento de internados em enfermarias e em cuidados intensivos”, relata. “Muito mais jovens positivos, mas não mais jovens saudáveis graves”, detalha. Segundo a médica gaúcha, o que está ocorrendo neste inverno no hemisfério norte já era previsível e foi a “tempestade perfeita”.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, aponta que Portugal é o país que mais tem registrado novos casos da infecção viral e apresenta a maior taxa de contágios. Uma medida que está sendo cogitada, é a transferência de pacientes para o exterior, já que todos os hospitais do país estão a beira do colapso. No entanto, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse em entrevista coletiva que não havia necessidade de criar “alarme” sobre a ideia de ajuda internacional, mas acrescentou: “Sabemos que há disponibilidade de países amigos para ajudar.”

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: SEPcD inicia entrega de credenciais para Espaço Acessível

Pessoas com deficiência inscritas no programa poderão retirar as credenciais entre os dias 26 e 28 de junho no Bumbódromo.

há 4 minutos

Amazonas

Roberto Cidade anuncia reajuste para servidores da Educação e confirma concurso com quase 8 mil vagas no Amazonas

Pagamento da data-base será realizado ainda em junho, enquanto governo também prepara o maior concurso da história da rede estadual.

há 7 minutos

Parintins 2026

Amazonastur inicia pesquisa com turistas e moradores durante o Festival de Parintins 2026

Levantamento deve ouvir cerca de 4,7 mil pessoas e ajudar no planejamento do turismo e da infraestrutura da cidade.

há 12 minutos

Brasil

Justiça condena Meta após suspensão de perfil do influenciador ‘Café com Teu Pai’

Criador de conteúdo deverá receber indenização de R$ 5 mil após decisão que considerou indevida a remoção da conta no Instagram.

há 17 minutos

Polícia

Adolescente vítima de rede de exploração sexual chefiada por PM contraiu IST em Manaus, revela delegada

Adolescente resgatada em cativeiro passa por tratamento médico urgente.

há 22 minutos