Coronavírus

Amazonas recebe 18.720 doses de vacina contra a Covid-19

Mutirão anunciado pelo governador Wilson Lima aplicará doses de reforço e segundas doses na população na sexta e sábado (17 e 18/09).

Redação AM POST

O Governo do Amazonas recebeu, nesta quarta-feira (15/09), um novo carregamento com 18.720 doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), darão continuidade à vacinação no estado. Um mutirão anunciado pelo governador Wilson Lima irá aplicar doses de reforço e segundas doses na população na sexta-feira e sábado (17 e 18/09).

Continua depois da Publicidade

A remessa das vacinas da fabricante Pfizer/BioNtech foi desembarcada por volta das 14h50, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste de Manaus. Dividida em três volumes, a remessa foi transportada em voo comercial da Latam Linhas Aéreas.

Na capital, o carregamento de imunizantes seguiu escoltado pela Polícia Federal até a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), onde foi contabilizado e armazenado em local que oferece acondicionamento da vacina em freezer com temperatura a -86ºC.

O público-alvo a receber a vacina será definido conforme as etapas de vacinação no Amazonas e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

Continua depois da Publicidade

Mutirão – O governador Wilson Lima anunciou nesta quarta-feira (15/09) um novo mutirão do Vacina Amazonas em Manaus, que será realizado na sexta-feira e sábado (17 e 18/09). Dessa vez, será para intensificar a aplicação da dose de reforço e segunda dose de vacina contra Covid-19. O imunizante a ser utilizado é da Pfizer, que para o Amazonas foi entregue 109.980 doses somente nesta semana.

Em parceria com a prefeitura de Manaus, o governo vai atuar em nove pontos estratégicos, onde serão disponibilizados 100 postos para imunização, incluindo escolas estaduais. Quem ainda não se vacinou também poderá receber a primeira dose durante a ação.

Continua depois da Publicidade

Os 100 postos de vacinação estarão distribuídos entre o Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo; Centro de Convenções Vasco Vasques; Policlínica João dos Santos Braga; Parque Municipal do Idoso; e as Escolas Estaduais Senador Evandro Carrera, Zilda Arns Neumann, Aristóteles Comte de Alencar e Waldocke Fricke, além da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós.

Vacinômetro – Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 3.600.103 doses foram aplicadas em todo o estado até terça-feira (14/09), sendo 2.425.938 de primeira dose, 1.127.243 de segunda dose e 46.922 com dose única. A informação está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br.

Continua depois da Publicidade

As informações consolidadas pela FVS-RCP são das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da imunização contra Covid-19 em suas cidades.