Amazonas recebe mais 70 respiradores doados pelo Ministério da Saúde
Os aparelhos darão apoio às ações de combate à Covid-19 no Estado.
- FOTO: Herick Pereira/Secom
Redação AM POST
PUBLICIDADE
O Governo do Amazonas recebeu, nesta quinta-feira (28/01), uma nova doação do Ministério da Saúde (MS), de 70 respiradores, sendo 30 utilizados no transporte e remoção de pacientes e 40 para o tratamento de pessoas hospitalizadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os aparelhos darão apoio às ações de combate à Covid-19 no Estado, que vem enfrentando aumento significativo no número de hospitalizações este mês.
Ainda nesta quinta-feira, o Estado registrou a doação de mais 30 cilindros e 50 litros de oxigênio medicinal, encaminhados à Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), para a distribuição.
Já os respiradores, serão calibrados e seguirão para o setor de Patrimônio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM). Em seguida, serão encaminhados a unidades da rede pública estadual, ampliando a oferta de atendimento especializado a pacientes com deficiências respiratórias.
Em 2020, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, já havia destinado outros 150 respiradores ao Amazonas, para o reforço no atendimento durante a pandemia do novo coronavírus. O equipamento é de suma importância para o processo de abertura de leitos de UTI, por exemplo, e que está em andamento, seguindo um cronograma estipulado pela SES-AM.
PUBLICIDADE
Para reforçar a rede, o Governo do Amazonas tem adotado uma série de medidas, nas últimas semanas, de modo a atender à crescente demanda gerada pela pandemia. Entre elas, está a reativação do Hospital de Campanha Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus; a instalação de miniusinas na capital e no interior, ampliando a geração e oferta de oxigênio medicinal; a contratação de centenas de profissionais da saúde, incluindo médicos e enfermeiros, entre outros.
As ações contam com o apoio direto do MS e das Forças Armadas, que têm viabilizado, ainda, a transferência de pacientes acometidos pela Covid-19, para hospitais localizados em outras unidades federativas, além do transporte de remessas de oxigênio à capital e ao interior. Mais de 300 pessoas já foram removidas, nas últimas semanas, e tiveram o tratamento garantido através da ação conjunta.
*Com informação da Assessoria de Imprensa
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






