Coronavírus

Coronavírus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas retorna à fase laranja após apresentar redução na média diária de casos e hospitalizações por Covid-19

Na média diária de casos confirmados de Covid-19, houve redução de 43% na capital, Manaus, e de 72% no interior do estado.

Por Natan AMPOST

14/02/2022 às 15:31 - Atualizado em 15/02/2022 às 13:37

Redação AM POST

O Amazonas retorna à fase laranja (risco moderado) de transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2) após redução de 52% na média diária de casos confirmados de Covid-19 e de 50% hospitalizações pela doença, incluindo leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As reduções foram identificadas na análise epidemiológica do período entre 26 de janeiro até terça-feira (08/02).

PUBLICIDADE

A análise do cenário vigente da infecção consta no Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Estado, disponível no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com acesso direto pelo link https://bit.ly/3uLX8wM.

Na média diária de casos confirmados de Covid-19, houve redução de 43% na capital, Manaus, e de 72% no interior do estado. Já em relação às internações, foram identificadas reduções de 51% na ocupação de leitos hospitalares na capital, e de 46% no interior.

“Com a reorganização da rede de assistência durante o período sazonal, foi possível ampliar a estrutura para atender todos os pacientes. Com essa redução, iremos dar continuidade às ações estratégicas de enfrentamento à pandemia e ampliação da cobertura vacinal, que é nossa melhor arma no combate ao coronavírus”, afirmou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, mesmo com a mudança no cenário, é preciso manter os cuidados de prevenção.

“Estamos na fase moderada, também conhecida como laranja, que ainda exige a manutenção das medidas não farmacológicas. Aliadas à vacinação contra Covid-19, essas são nossas ferramentas para frear a disseminação do novo coronavírus e podermos avançar para a fase de transmissão com risco ainda mais baixo”, diz Tatyana.

PUBLICIDADE

No período de 14 dias analisado, a média móvel diária de óbitos no estado está em 9. Conforme o boletim epidemiológico, 81% dos 186 pacientes que foram a óbito por Covid-19 em 2022, até 8 de fevereiro, apresentavam pelo menos um fator de risco.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, esses pacientes são pessoas com comorbidades que apresentaram hipertensão, diabetes mellitus e doenças imunossupressoras.

“Outro dado importante de destacar é que os pacientes sem vacinação apresentaram risco de internação quatro vezes maior. Por isso, sempre lembramos da importância de manter o esquema vacinal atualizado”, destaca.

Perfil – Conforme o Boletim Epidemiológico da Covid-19 nº 35, os adultos de 20 a 39 anos representam 46% dos casos confirmados de Covid-19 no Amazonas em 2022, seguido dos adultos de 40 a 59 anos (34%).

Das 1.492 hospitalizações por Covid-19 em 2022, 52% eram idosos com mais de 60 anos, sendo a faixa etária de 60 a 79 anos a mais atingida, com 31% das hospitalizações. Os menores de 20 anos correspondem a 10% das internações.

Boletim ampliado – O Boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Estado do Amazonas é divulgado periodicamente e traz detalhes da atualização sobre o cenário estadual de Covid-19, incluindo indicadores relacionados à positividade da infecção, hospitalização e óbitos pela doença. O documento é produzido pela Sala de Análise de Situação de Saúde da FVS-RCP.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Cama cai de caminhão e atinge mulher que caminhava com criança em Parintins; assista

Câmera de segurança registrou acidente na Avenida Nações Unidas.

há 10 minutos

Política

Flávio Bolsonaro manda alô para Manaus a pedido de Sérgio Kruke durante encontro em São Paulo

Pré-candidato à Presidência pelo PL gravou vídeo durante reunião de pré-convenção nacional.

há 19 minutos

Polícia

Polícia caça suspeito após morte de investigador do Denarc em troca de tiros no Alvorada em Manaus

Um suspeito foi capturado e outros dois são procurados após confronto que matou Luciano Carvalho de Sena, de 44 anos, nesta sexta-feira (24), em Manaus.

há 54 minutos

Manaus

Concurso da Semef Manaus oferece 20 vagas para auditor fiscal com salário inicial de R$ 27 mil

Prefeitura de Manaus publicou o edital do concurso da Semef; inscrições começam em 27 de julho e seguem até 27 de agosto.

há 1 hora

Brasil

Governo prorroga subsídio de R$ 0,44 na gasolina por mais 30 dias; entenda impacto no preço

Benefício seria encerrado neste sábado (25), mas foi mantido após nova alta do petróleo provocada pelo agravamento do conflito no Oriente Médio.

há 1 hora