Aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos começa na quarta (15) no AM, anuncia governador

as vacinas a serem aplicadas como dose de reforço serão do tipo Pfizer.

Redação AM POST*

O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (13/09), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Amazonas, a partir desta quarta-feira (15/09). A D3 será aplicada pelas prefeituras municipais em dois públicos: idosos acima de 70 anos, idosos de qualquer faixa etária abrigados em unidades de longa permanência e imunossuprimidos, incluindo transplantados.

Continua depois da Publicidade

A terceira dose foi anunciada pelo governador durante o evento de lançamento do Auxílio Estadual permanente, benefício de R$ 150 mensais destinado a 300 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Amazonas. Mais de 21 prefeitos e representantes estiveram presentes no evento, além de 12 deputados estaduais, um federal e 17 vereadores de seis câmaras municipais, incluindo a capital.

“Eu quero aproveitar também para falar sobre a terceira dose da vacinação. A gente começa a partir do dia 15 de setembro. Nós iremos vacinar idosos acima de 70 anos e aqueles que vivem em abrigos, tanto na capital quanto no interior”, disse Wilson Lima em discurso no lançamento do Auxílio Estadual permanente.

Na Capital
Em Manaus, os primeiros a receberem o imunizante serão os idosos que vivem em instituições de longa permanência e serão atendidos nas próprias instituições pelas equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A partir de sexta-feira, 17/9, a vacinação será estendida aos demais idosos dessa faixa etária.

Continua depois da Publicidade

Serão contemplados todos os idosos de 70 anos ou mais, que receberam as duas doses de qualquer imunizante utilizado em Manaus (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer), desde que a segunda dose tenha sido aplicada há, no mínimo, seis meses. Inicialmente, a dose de reforço será feita, conforme orienta o MS, com o imunizante Pfizer, independentemente do tipo de vacina recebida anteriormente.

Os pontos de vacinação para esse público e os horários de atendimento serão definidos pela Semsa até esta terça-feira, 14.

Continua depois da Publicidade

De acordo com dados da Semsa, os idosos que receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 somam 68,8 mil pessoas em Manaus. A campanha de vacinação foi aberta às pessoas idosas no dia 29 de janeiro, quando começaram a ser vacinadas as de 80 anos ou mais. A partir do dia 5 de fevereiro começaram a ser atendidos os da faixa etária de 70 anos ou mais.

Reforço – Conforme a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), as vacinas a serem aplicadas como dose de reforço serão do tipo Pfizer. Em estoque, o órgão contabiliza 23.154 imunizantes, quantidade a ser somada a 91.260 doses desembarcadas na capital hoje, totalizando 114.414 doses.

Continua depois da Publicidade

A remessa desembarcou, por volta das 14h45, no Aeroporto Internacional de Eduardo Gomes. De lá, o lote foi escoltado até a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), lugar que oferece acondicionamento adequado as doses em temperatura a -86ºC, em freezer científico.

Somente no mês de setembro o Estado já recebeu mais de 200 mil unidades de vacinas contra a Covid-19. No mês de agosto foram enviadas pelo MS 1.045.970 doses, que foram distribuídas em 26 remessas recebidas ao longo do mês.

Doses aplicadas – Até o domingo (12/09), dados parciais do PNI apontaram que 3.494.508 doses foram aplicadas em todo, sendo 2.396.222 de primeira dose, 1.051.943 de segunda dose e 46.343 com dose única. A informação está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br.