Após divulgar eficácia de 78% da CoronaVac, João Doria não vai ao anúncio dos ‘50,4%’

De olho nas eleições de 2022, o governador de SP politiza a pandemia com a vacina chinesa.

Redação AM POST*

Após divulgar taxas de eficácia parciais da CoronaVac de 78% na semana passada, o Governo de São Paulo revelou nesta terça-feira (12) que a eficácia geral da vacina contra o novo coronavírus, que engloba todos os grupos analisados nos testes clínicos, é de 50,38%. O resultado era muito aguardado para avaliar de forma mais completa a vacina contra a covid-19 do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Continua depois da Publicidade

O anúncio da eficácia geral foi feito durante entrevista coletiva realizada na sede do Butantan na capital de São Paulo, sem a presença do governador João Doria (PSDB), que vem monopolizando fala sobre a coronavac e politizando a pandemia de olho nas eleições presidenciais de 2022.

A polêmica é que a primeira divulgação pecou por falta de transparência, o que gerou dúvidas e ruídos num terreno já sensível. Médicos e pesquisadores reclamaram que, além da eficácia geral, também não havia sido divulgada, na quinta passada, os resultados para grupos sociais específicos, como pessoas imunodeprimidas e idosos.

A ausência de João Doria na coletiva desta terça alimenta a narrativa que afirma que ele embolsa notícia boa e terceiriza notícia ruim.

Continua depois da Publicidade

O político apostou todas as fichas na vacina chinesa, desqualificou quem desconfiava da origem dela (uma empresa acusada de corrupção numa ditadura sem transparência) e chegou a marcar data do começo da vacinação para 25 de janeiro, ignorando os passos necessários para sua aprovação.

De maneira irresponsável ele anunciou uma data de vacinação sem que nenhuma vacina contra Covid-19 tivesse sido aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e brincou com a esperança de milhares de brasileiros, na venda sonhos que pode não cumprir.

Continua depois da Publicidade

*Com informações do UOL